Índice
O café e as bebidas energéticas são óptimos para aumentar a função cognitiva e estimular o sistema nervoso central - até deixarem de o ser.
Pressão arterial elevada, açúcar elevado no sangue e um risco acrescido de diabetes, nervosismo, insónia e ansiedade.
Isto soa-lhe familiar?
Embora uma chávena de café o possa animar de manhã ou durante a tarde, não é a única substância natural com efeitos estimulantes.
Estes estimulantes naturais podem manter a sua mente e o seu corpo em modo de desempenho máximo, com muitos outros benefícios para a saúde do estatuto de superalimento.
11 Estimulantes naturais para energia e concentração para quebrar o hábito da cafeína (+ benefícios para a saúde)
Não estamos a dizer que a cafeína é o diabo. De facto, alguns destes estimulantes naturais contêm cafeína.
No entanto, uma coisa boa pode ser em demasia.
Toda a gente tem uma história sobre beber demasiadas chávenas de café demasiado depressa e entrar numa espiral de depressão e ansiedade, sem funções cognitivas durante o resto do dia.
Além disso, nem todas as fontes de cafeína são saudáveis. Uma chávena de café ou um expresso de manhã e a meio da tarde podem ajudá-lo a passar o dia, mas as bebidas energéticas não são assim tão inocentes.
Mesmo as variedades sem açúcar têm níveis elevados de adoçantes artificiais (que a ciência ainda não declarou seguros em quantidades substanciais) e muito mais cafeína do que aquela que ingeriria através de um café super forte. (1)
Por outras palavras, pode não se aperceber de que o seu coração é "sensível à cafeína", como dizem os avisos na lata, até sofrer um ataque cardíaco por ter bebido demasiadas bebidas energéticas em 24 horas.
Experimente alguns destes estimulantes naturais para quebrar a sua dependência da cafeína e colher alguns incríveis benefícios nootrópicos e para a saúde.
1) Ginseng americano
Procure o ginseng na sua loja de vitaminas local e verá três opções: ginseng Panax (asiático), ginseng siberiano e ginseng americano.
O ginseng é um ingrediente comum em toda a medicina tradicional chinesa e cada variedade tem os seus próprios benefícios únicos. A maioria das propriedades energéticas da erva provém de compostos bioactivos chamados ginsenósidos.
Um estudo em dupla ocultação revelou que 2000 mg de ginseng americano por dia durante oito semanas reduziu significativamente e com segurança a fadiga em doentes com cancro. (2)
2) Teobromina
O poder cognitivo e energético do café não se deve apenas à cafeína - o alcaloide teobromina também desempenha um papel fundamental.
A teobromina estimula o sistema nervoso central e apoia o fluxo sanguíneo saudável para as células cerebrais, pelo que é provável que melhore o desempenho cognitivo.
Além disso, alguns estudos mostram que a teobromina pode fazê-lo sentir-se mais relaxado e menos ansioso. (3) (É por isso que é menos provável que se sinta nervoso com o café do que com as bebidas energéticas).
Pode encontrar a teobromina em pó, cápsulas e cacau (yum).
3. l-Teanina
Se não quer deixar de beber uma chávena de café, mas tem dificuldade em lidar com o nervosismo, considere adicionar um pouco de L-teanina à sua rotina.
Se alguma vez apreciou a sensação de calma, mas alerta, e a concentração mental que obtém depois de beber uma chávena de chá verde, pode agradecer à l-teanina por isso.
Estudos mostram que este aminoácido ajuda o cérebro a formar memórias de longo prazo, regulando os neurotransmissores da serotonina e da dopamina.
4. erva-mate
Se não está a pensar em deixar de consumir cafeína, talvez valha a pena experimentar a erva-mate.
Nativa da América Latina, a erva-mate contém tudo o que as células cerebrais e o corpo adoram no café - cafeína e teobromina. A erva-mate também tem níveis proeminentes de antioxidantes e saponinas para benefícios intensos de saúde anti-inflamatórios e de combate a doenças.
Para além disso, este chá subestimado também fornece sete dos seus nove aminoácidos essenciais.
Com 85 mg de cafeína por dose, não há qualquer razão que o impeça de experimentar.
5. Ginkgo Biloba
Embora muitos estudos mostrem que o ginkgo biloba é mais benéfico para melhorar a memória nos idosos, todos podem colher os benefícios como parte de uma rotina saudável.
Como um elemento básico da medicina tradicional chinesa, as árvores de ginkgo biloba existem há milhares de anos - o que é bastante impressionante!
O Ginkgo está repleto de antioxidantes, como flavonóides e terpenóides, que combatem a inflamação, melhoram a circulação sanguínea e protegem o coração.
No entanto, o efeito do ginkgo na memória e na função cerebral é o mais impressionante.
A investigação mostra que este estimulante à base de plantas pode melhorar a memória em doentes de Alzheimer, reduzir os sintomas de depressão, acalmar a ansiedade e apoiar a saúde mental em geral (4).
6. guaraná
O guaraná tem uma má reputação devido ao seu envolvimento em bebidas energéticas. Prometemos que o guaraná não tem de ser uma coisa terrível.
Em doses moderadas, o guaraná funciona como um estimulante natural à base de plantas com efeitos secundários mínimos.
Embora o guaraná contenha cafeína, também possui um perfil antioxidante semelhante ao do chá verde - mas com um pouco mais de cafeína.
Estudos revelaram que doses moderadas de guaraná podem melhorar a capacidade de aprendizagem, a função cognitiva e a memória. (5)
No entanto, quando se exagera, podem-se esperar os mesmos efeitos secundários que se obtêm com o excesso de cafeína.
7. Cordyceps
Ao contrário de muitos estimulantes à base de plantas desta lista, o cordyceps não tem cafeína.
O Cordyceps é um fungo com um perfil antioxidante incrível, beta-glucanos e fitonutrientes importantes para apoiar a energia física e mental.
Estudos descobriram que este fungo único pode melhorar o desempenho físico e impulsionar a função cognitiva, apoiando a absorção saudável de oxigénio para os vasos sanguíneos e células cerebrais. (5)
Para além disso, os antioxidantes do cordyceps combatem a inflamação, defendem contra o envelhecimento e fornecem efeitos anti-tumorais.
8. chá verde
Já ouviu falar que o chá verde é excelente para a perda de peso?
O chá verde tem antioxidantes especiais, taninos, l-teanina e EGCG que podem ajudar a suprimir o apetite e estimular o seu metabolismo.
Além disso, a l-teanina contida neste estimulante natural atravessa a barreira hemato-encefálica para aumentar a produção de GABA e serotonina, o que pode reduzir a ansiedade.
Desde a melhoria da capacidade de atenção, concentração e desempenho cognitivo até ao combate à inflamação, defesa contra o cancro e aumento da perda de peso, não há razão para não beber uma chávena de chá verde à tarde.
9) Gotu Kola
Não, não é a noz de cola - o ggotu kola é um estimulante herbáceo relacionado com a família da salsa que se encontra nos pântanos da Ásia e da Índia.
Ao contrário da noz de cola, a gotu kola não contém qualquer cafeína.
O Gotu kola parece reduzir rapidamente os sintomas de ansiedade e depressão, ao contrário dos adaptogénios que podem levar semanas a acumular-se no seu sistema. (6)
É claro que a gotu kola parece também reforçar as funções cognitivas em todas as faixas etárias e melhorar a memória.
A FDA não regula os suplementos de forma proactiva e alguns fabricantes podem vender gotu kola proveniente de solos com níveis elevados de metais pesados.
10) Rhodiola Rosea
A Rhodiola rosea é um potente adaptogénio, o que significa que protege o organismo contra o stress físico e mental.
Os países asiáticos e a URSS realizaram muitas investigações sobre o poder dos adaptogénios para aumentar a função cognitiva, melhorar a memória, aumentar a resistência física e muito mais.
Como nootrópico, a rhodiola rosea tem propriedades estimulantes em vez de elementos calmantes como a ashwagandha. Estudos mostram que a rhodiola combate a fadiga e as quedas de energia enquanto defende contra o stress externo. (7)
11. óleo de coco
Pode parecer contraproducente comer mais gordura se quiser perder peso, mas os estudos mostram que o aumento de MCT na sua dieta pode aumentar a perda de peso.
Felizmente, o óleo de coco contém muitos triglicéridos de cadeia média que o seu corpo utiliza como fonte de energia instantânea. Não só ajudam a suprimir o apetite, como também encorajam o seu corpo a queimar gordura. (8)
Estes ácidos gordos importantes são bons para mais do que apenas a perda de peso. Estudos mostram que os ácidos gordos do óleo de coco podem reduzir o risco de convulsões e melhorar a função cerebral também. (9)
Outras dicas para aumentar o nível de energia de forma natural
Os estimulantes naturais são óptimos para preencher as lacunas.
Para aperfeiçoar e equilibrar os seus níveis de energia a longo prazo, faça os seguintes ajustes no seu estilo de vida.
- Dormir o suficiente: Os adultos precisam de 7 ou 8 horas por noite para evitar a privação de sono, tempos de reação lentos, depressão e baixa energia crónica.
- Manter-se ativo: O exercício diário moderado estimula a mente e o corpo, tanto a curto como a longo prazo.
- Manter uma rotina: O cansaço cognitivo é real. Planeie o seu horário semanal, as suas refeições, o seu vestuário e as suas responsabilidades para evitar a redução da função cognitiva devido à sobrecarga de decisões.
- Tomar um multivitamínico: Níveis baixos de vitaminas B e de nutrientes básicos (como a vitamina D nos meses escuros de inverno) podem levar a pouca energia, mau funcionamento do cérebro, insónias e até depressão.
- Gerir o stress: Níveis cronicamente elevados de hormonas do stress, como o cortisol, provocam um curto-circuito nas células cerebrais e na energia.
A linha de fundo
Muitas das substâncias da lista acima não só aumentam a energia e o desempenho cognitivo, como também têm gorduras saudáveis, propriedades nootrópicas, aminoácidos, propriedades adaptogénicas, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes fantásticos para a saúde.
Encontre novas formas de os integrar na sua dieta com batidos, suplementos, pós e muitas receitas. Certifique-se de que está a seguir um estilo de vida optimizado desde o início e, com estes ingredientes, chegará longe.