Como fazer placas de ágar para cultivar cogumelos em casa

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Qualquer pessoa que queira realmente dedicar-se ao cultivo de cogumelos precisa de aprender a lidar com o ágar nutriente. Não só é uma forma de experimentar e aprender a cultivar cogumelos de forma mais eficaz, como também permite salvar e propagar culturas A placa de Petri de ágar-ágar permite-lhe criar as suas próprias culturas líquidas e, o melhor de tudo, é divertida! Quero mostrar-lhe a melhor forma de fazer placas de Petri de ágar-ágar para cultivar cogumelos em casa.

Passo 1: Misturar os ingredientes secos

Existem muitas receitas diferentes para a mistura de ágar, incluindo PDA (potato dexrose agar), MYA (malt yeast agar) e até DFA (dog food agar), mas todas elas consistem essencialmente na mesma ideia - adicionar algum tipo de fonte de alimento ao ágar para criar um meio de ágar rico em nutrientes para culturas de cogumelos.

Para 1000 ml de água, é necessário misturar:

  • 20 g de ágar-ágar
  • 20g de extrato de malte (nós usamos extrato de malte de cevada)
  • 2 g de levedura nutricional

O ágar pode ser um pouco difícil de encontrar localmente. Existem várias fontes online e algumas mercearias até têm blocos de ágar que podem ser moídos e utilizados na sua mistura. O extrato de malte pode normalmente ser encontrado na sua loja de cerveja local. A levedura nutricional pode normalmente ser encontrada em mercearias biológicas. Em alternativa, pode comprar pré-misturas Ágar de extrato de malte pó que pode ser simplesmente adicionado à água.

Pode alterar a receita consoante a quantidade de ágar que pretende. 1000 ml são suficientes para encher cerca de 35 placas de Petri normais. Normalmente, preparo 750 ml de mistura de ágar para encher uma manga de 25 placas de 100 mm x 15 mm.

Ferramentas para o trabalho, levedura, ágar-ágar e extrato de malte de cevada.

Passo 2: Adicionar água e esterilizar

Misture os ingredientes secos nas proporções correctas com água quente da torneira. Se a água estiver demasiado fria, começará a solidificar imediatamente e será difícil misturar corretamente. A mistura de ágar terá de ser esterilizada a 15 psi durante 45 minutos para matar todos os potenciais contaminantes. Gosto de utilizar uma garrafa de uísque com uma tampa modificada para esterilizar e verter. Para o fazer, basta fazer um furo na tampa e puxarEste filtro permitirá a troca de gases estéreis enquanto o ágar arrefece após a esterilização. Cobrir a tampa com papel de alumínio e colocar na panela de pressão.

Garrafa de whisky com tampa modificada.

Colocar na panela de pressão. Os frascos extra permitem que o frasco fique inclinado.

Um problema comum quando se esteriliza o ágar na panela de pressão é a ebulição, que ocorre quando a água fora da garrafa arrefece mais depressa do que o ágar dentro da garrafa, o que força o ágar a transbordar através do filtro, criando uma confusão na panela. Uma forma de remediar este problema é adicionar muita água à panela de pressão para que as taxas de arrefecimento sejam semelhantes.na panela de pressão em ângulo, de modo a que a maior parte do ágar fique ao mesmo nível que a água circundante. Raramente ocorre uma ebulição se se utilizar este método.

Passo 3: Arrefecer

Uma vez esterilizado, o ágar deve arrefecer o suficiente para poder ser manuseado, mas deve estar quente o suficiente para que permaneça na sua forma líquida, o que normalmente demora pelo menos duas horas. Esta é uma boa altura para preparar a área onde vai colocar as placas e lavar a louça para o trabalho estéril.

A utilização de ágar requer um nível extremamente elevado de limpeza e atenção a potenciais contaminantes. Qualquer esporo de bolor ou outro contaminante no ar, na sua pele, nas suas unhas ou na sua respiração, pode arruinar o seu projeto. Se um contaminante cair na sua placa de Petri em qualquer altura, é provável que entre em ação, arruinando os seus potenciais projectos e culturas.roupas, o uso de luvas de nitrilo e até de máscaras cirúrgicas pode aumentar muito as suas hipóteses de sucesso.

Terá também de utilizar uma "caixa de ar parada" (abreviadamente SAB) ou, melhor ainda exaustor de fluxo laminar Estas ferramentas proporcionam uma área limpa para verter os seus pratos e, sem a utilização de qualquer uma delas, é quase certo que os seus pratos serão contaminados. Um SAB pode ser tão simples como uma caixa transparente com uma tampa e orifícios para os braços. Utilize álcool para limpar o interior do SAB e certifique-se de que tudo o que entra e sai está limpo.

Se utilizar uma campânula de fluxo, ligue-a algumas horas antes da utilização pretendida para limpar o ar. Limpe a superfície do balcão com álcool e prepare tudo o que pensa que vai precisar.

Esta fotografia foi tirada a meio do serviço. Repare como os pratos estão empilhados. Os pratos devem ser enchidos começando pelo de baixo e subindo. Repare também que a garrafa aberta está a montante de tudo o resto.

Passo 4: Verter os pratos

Comece por empilhar as placas em frente à sua campânula de fluxo ou no seu SAB de uma forma higiénica. É aqui que as placas de Petri de plástico descartáveis funcionam melhor. Normalmente, vêm num pacote de 25 placas pré-seladas e esterilizadas. Limpe o exterior do saco com álcool, corte o saco na parte inferior e retire o saco das placas. Disponha-as em cerca de 3 ou 4 pilhas de altura uniforme.

Retire o papel de alumínio do frasco de ágar e abra a tampa. Se estiver a utilizar um exaustor de fluxo laminar, certifique-se de que a boca do frasco permanece no fluxo sanitário do exaustor. Comece a verter as placas de forma rítmica, começando pela placa inferior e subindo. Adicione apenas ágar suficiente para que o fundo da placa fique completamente coberto. Tente deixar a tampa da placa de Petri aberta o mínimo possívelAlém disso, certifique-se de que nenhuma parte das suas mãos toca no interior do prato.

Quando todos os pratos estiverem servidos, deixe-os arrefecer. Se utilizar um exaustor de fluxo, deixe-o ligado enquanto arrefece. Isto irá arrefecê-los mais rapidamente e evitar que os contaminantes sejam sugados para o prato enquanto este arrefece.

Encher as placas com ágar suficiente para cobrir o fundo da placa.

Etapa 5: Selar e armazenar

Demorará cerca de 45 minutos a 1 hora para que as placas arrefeçam e solidifiquem. Algumas placas terão condensação no topo. Esta acabará por se dissipar e não constitui um problema. Nesta altura, pode utilizá-las diretamente para trabalhar com ágar ou selá-las para utilização posterior. Para evitar a contaminação durante o armazenamento, terá de selar os bordos da placa de Petri. A melhor opção para este efeitoÉ um parafilme de laboratório que proporciona uma barreira respirável, mas que evita a contaminação, e que se enrola facilmente à volta dos seus pratos. Basta cortar uma fatia com cerca de 5 a 10 cm de comprimento, retirar o papel e dobrá-lo ao meio. Em seguida, enrole à volta do seu prato, esticando-o o suficiente para que fique colado aos bordos do prato.

Esticar o parafilme à volta dos bordos do prato.

Um prato acabado de servir e pronto a levar.

Agora tem um meio de ágar rico em nutrientes e pode utilizá-lo para propagar culturas A partir de agora, é possível armazenar culturas para utilização a longo prazo, germinar esporos e até clonar corpos de fruto de cogumelos.

Não hesite em acrescentar perguntas ou comentários abaixo!

Aqui estão alguns produtos que podem ser úteis para o trabalho com ágar. Recomendamos especialmente o parafilme!

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.