Cultivo de cogumelos no jardim: a ostra-rei

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Há algo de inerentemente satisfatório em entrar no seu jardim e colher cogumelos gourmet frescos para a sua próxima refeição.

O cultivo de cogumelos ao ar livre em canteiros é de baixa manutenção, produz alimentos de qualidade e proporciona uma adição única e bonita ao seu jardim.

Muitas espécies diferentes podem ser cultivadas ao ar livre, mas vou destacar uma das nossas favoritas: a ostra-rei.

Os cogumelos King Oyster podem ser muito diferentes dependendo das condições de cultivo.

A diferença é mais óbvia entre os cogumelos ostra rei de exterior e de interior. Os cogumelos ostra rei de exterior tendem a ter um chapéu muito maior e mais escuro e quase não têm caule. Também têm uma textura mais carnuda.

Em contraste, os Kings cultivados em interior podem ter caules gordos e pequenos gomos pálidos, o que se deve à grande quantidade de ar fresco e luz no exterior que é difícil ou quase impossível de igualar num ambiente interior.

Ostra-rei cultivada no interior, sem muito ar fresco.

Geneticamente idêntica à imagem anterior, com o mesmo substrato, mas cultivada ao ar livre. Note-se o caule mais curto e o chapéu maior.

Método básico de cultivo de ostras-reais ao ar livre

Cultivar cogumelos num canteiro ao ar livre é um processo bastante simples e não precisa de ser tão estéril como o necessário para o cultivo no interior.

Basicamente, é necessário adicionar semente de grão ou semente de serradura a um substrato, manter relativamente húmido e esperar que os cogumelos frutifiquem.

Um bom substrato para as ostras-reais é uma mistura de palha e lascas de madeira dura. A semente deve ser adicionada a 5-10% do substrato (peso da semente em relação ao peso húmido do substrato).

Misturar bem e uniformemente a semente com o substrato.

A profundidade da cama deve ser de cerca de 10 a 20 cm, por isso seleccione uma área apropriada com base na quantidade de semente e substrato que possui. Também deve certificar-se de que a área escolhida para o seu jardim de cogumelos não recebe demasiada luz solar direta, o que pode secar o micélio.

Uma boa área deve ter muita sombra e estar rodeada de relva alta ou de árvores para ajudar a manter a humidade no canteiro.

Depois de ter misturado a semente, é benéfico adicionar uma camada de material não nutritivo para atuar como uma camada de revestimento.

Esta é basicamente uma camada que irá proteger o cogumelo à medida que este cresce através do substrato, mantendo-o húmido e ajudando-o a fixar. Descobri que não usar uma camada de invólucro resulta num rendimento muito inferior.

Com este método, os resultados são muito menos previsíveis do que com o cultivo em interior. Também pode ser necessário esperar vários meses para que o canteiro frutifique, dependendo da época do ano, da quantidade de semente utilizada e do clima da sua zona.

No entanto, encontrei um método alternativo para o cultivo ao ar livre que envolve a utilização de toros de palha que demonstrou ser muito mais rápido, mais previsível e produzir maiores rendimentos.

Utilizar discos de palha usados para obter melhores resultados

Para este método, é necessário utilizar troncos de palha, que podem ser utilizados tanto para colonizar completamente, mas que ainda não frutificaram, como para colher palha que já foi colhida uma vez.

Descobri este método por acaso, depois de ter um tronco de palha que se prendia demasiado e nunca dava frutos, e decidi fazer um canteiro com resultados incríveis.

Passo 1: Seleccione uma área para o seu jardim de cogumelos

Como já foi dito, deve escolher uma área com muita sombra e outras plantas que possam ajudar a reter a humidade. Para dois troncos de palha, construí um canteiro de 3 pés x 6 pés. Pode fazê-lo de qualquer tamanho, dependendo do número de troncos de palha e do espaço extra que tiver no quintal.

Etapa 2: Partir os toros em discos de palha

Depois de remover quaisquer cogumelos, caules ou pinos restantes do seu tronco, parta os troncos em "discos" de palha com 2-3 polegadas de espessura. Coloque os discos horizontalmente no seu canteiro de jardim. Use meios discos para obter bordas uniformes e planas e parta alguns discos para encher qualquer espaço extra ou grandes buracos entre os discos.

Etapa 3: Aplicar uma camada de revestimento

Sem uma camada de cobertura, os discos de palha secam e o rendimento será significativamente reduzido, ou mesmo nulo.

Pode utilizar muitos materiais não nutritivos diferentes para a camada de cobertura, mas eu prefiro utilizar uma mistura de metade de musgo de turfa e metade de terra de jardim ou terra.

Humedecer a mistura até atingir o que se designa por capacidade de campo. Quando a sua camada de revestimento estiver na capacidade de campo, espremer um punhado com muita força fará com que saia um pequeno fluxo de água, mas apenas segurá-la na mão não faz com que saia qualquer água.

Não é necessário que isto esteja exatamente correto, mas quanto mais próximo da verdadeira capacidade de campo se conseguir manter o invólucro, melhor.

Esta mistura de turfa e terra parece ter as propriedades certas para a retenção da humidade e a formação de pinos.

Se se utilizar apenas turfa, a mistura parece ficar demasiado húmida e convida à formação de bolores de trichoderma na camada de invólucro. Se se utilizar apenas solo ou terra, a camada de invólucro tende a secar demasiado depressa, impedindo a fixação dos cogumelos.

Passo 4: Manter húmido e esperar

Tente manter o canteiro relativamente húmido, regando-o pelo menos uma vez por dia com uma ligeira chuva ou neblina.

Não se quer que a cama fique cheia de água, mas é necessário um certo nível de humidade para iniciar a formação de cogumelos.

Em cerca de duas semanas, devem começar a ver-se os primeiros pinos corajosos.

Dependendo do clima, o canteiro deve estar pronto para a colheita cerca de 7 dias após o aparecimento dos primeiros pinos.

Pode colher cogumelos individuais à medida que vão surgindo, uma vez que não tem de se preocupar tanto com a maximização do primeiro fluxo quando cultiva ao ar livre.

Uma colheita bem merecida. Colhi 1,5 kg de cogumelos deste canteiro em duas colheitas.

Cuidado com os mosquitos de fungos

A única grande desvantagem de cultivar ao ar livre é competir com todas as outras criaturas que querem os seus cogumelos tanto quanto você. Os mosquitos dos fungos vão enterrar-se nas tampas dos seus reis e pôr ovos nos caules. O resultado é uma série de vermes e larvas nos seus cogumelos, tornando-os completamente desagradáveis. Pode evitar isto colhendo os seus cogumelos cedo e verificando sempre os caules paraSe o cogumelo parecer leve e tiver um caule oco, é provável que tenha sido infestado por mosquitos de fungos. Pode também tentar cobrir o seu jardim com uma tela.

Cultivos ao ar livre em pequena escala

Não é necessário muito espaço para cultivar cogumelos bonitos ao ar livre. Também pode ser feito usando recipientes mais pequenos e simplesmente colocando-os num pátio ou em qualquer parte do quintal. As fotografias seguintes foram tiradas de um pequeno cultivo, usando palha pasteurizada num pequeno recipiente e revestido com uma mistura de musgo de turfa e vermiculite.

O processo é relativamente simples e extremamente gratificante. Se for bem feito, terá mais cogumelos frescos do que saberá o que fazer com eles.

Obrigado pela leitura! Publique abaixo os seus comentários, perguntas ou histórias da sua própria horta de cogumelos!

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.