Lion's Mane e Maitake - Os cogumelos medicinais que mais trabalham

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Alguns cogumelos trabalham um pouco mais do que outros...

Neste caso, os dois que me vêm à cabeça são possivelmente os cogumelos mais activos de todos - o Lion's Mane e o Maitake.

O que é que os torna tão especiais?

O Lion's Mane e o Maitake têm a designação de serem simultaneamente deliciosos cogumelos culinários e poderosos cogumelos medicinais.

Por isso, quer queira apenas algo saboroso para adicionar à sua refeição, quer esteja a procurar apoiar a sua saúde geral com cogumelos funcionais, a Lion's Mane e o Maitake são algo que deve considerar*.

Vamos mergulhar profundamente nos benefícios funcionais destes cogumelos fantásticos.

Crina de Leão

Também conhecido como Hericium erinaceus, o Lion's Mane é um cogumelo medicinal e culinário que está a explodir em popularidade neste momento.

De facto, se for à Amazon neste momento, verá que todos os produtos de cogumelos medicinais mais vendidos são Lion's Mane.

A maioria das pessoas utiliza este cogumelo pelos seus benefícios cognitivos, mas também é por vezes utilizado para a saúde intestinal, para melhorar o humor e para apoiar o sistema imunitário*.

O que é a crina de leão?

O Lion's Mane não é o típico cogumelo de chapéu e caule, mas sim um cogumelo que cresce em belas formações semelhantes a bolas de neve e que dispersa os seus esporos através de "dentes" alongados, em vez de guelras ou poros.

Como cresce

O Lion's Mane é um cogumelo saprófita, o que significa que cresce em matéria em decomposição. Se encontrar o Lion's Mane na natureza, o mais provável é que cresça num tronco caído.

É facilmente cultivado em serradura de madeira dura ou "troncos artificiais", o que o torna amplamente disponível para utilização como suplemento. Apesar de ser um cogumelo gourmet delicioso, é pouco provável que o encontre na mercearia devido ao seu curto prazo de validade.

Benefícios funcionais da juba de leão

Tradicionalmente, a Lion's Mane era utilizada para a saúde intestinal, a saúde intestinal e o apoio imunitário, mas agora é mais popular pelos seus benefícios de reforço do cérebro*.

Saúde Cognitiva

A Lion's Mane é conhecida como um nootrópico e é utilizada para apoiar a função cerebral*. Isto porque contém dois compostos chamados hericenonas e erinacinas que demonstraram promover algo chamado "Fator de Crescimento Nervoso*".

O Fator de Crescimento Nervoso (muitas vezes simplesmente NGF) é um composto do nosso organismo responsável por apoiar, proteger e até estimular o crescimento das células nervosas*. O NGF é uma molécula grande, demasiado grande para atravessar a barreira hemato-encefálica. As hericenonas e as erinacinas, no entanto, são muito mais pequenas e conseguem atravessá-la*. [1]

Foram efectuados muitos estudos para apoiar os benefícios cognitivos relatados da Lion's Mane*.

Num estudo, foram administrados quatro comprimidos de 250 mg de Lion's Mane 3 vezes por dia a indivíduos com perturbações cognitivas ligeiras, tendo-se verificado uma melhoria significativa da função cognitiva*. [2]

Num estudo realizado em 2019, os participantes receberam bolachas com o corpo de frutificação em pó do cogumelo Lion's Mane durante 12 semanas, tendo os resultados revelado uma melhoria das funções cognitivas e a prevenção da deterioração da memória a curto prazo* [3].

Efeitos de reforço do humor

A Lion's Mane também tem sido utilizada para reduzir o stress e melhorar o humor*.

Um estudo mostrou que a Lion's Mane tem a possibilidade de reduzir a depressão e a ansiedade* [4].

Saúde intestinal

O Helicobacter pylori é conhecido por ser uma das principais causas de úlceras gástricas e gastrite crónica*. O Lion's Mane demonstrou ser ativo contra 9 estirpes clínicas de H pylori, tendo uma concentração de 0,02% uma atividade bactericida de 50%* [5].

Maitake

O Maitake, também conhecido como Griola frondosa, não recebe a atenção que merece. No Japão antigo, era conhecido como o cogumelo "dançante" porque as pessoas que o encontravam na floresta dançavam de alegria com a sua descoberta.

Como cogumelo gourmet, é o melhor da sua classe, acrescentando um irresistível sabor "umami" a qualquer prato. É também um poderoso cogumelo medicinal cheio de polissacáridos bioactivos que podem apoiar o nosso sistema imunitário*.

Como cresce

O Maitake é um cogumelo polipórico, o que significa que tem "poros" debaixo da tampa em vez de guelras. Cresce na base das árvores em belas formações de frondes sobrepostas.

O maitake é também conhecido como "galinha do bosque" e é um cogumelo popular colhido na natureza nos Estados Unidos.

O Maitake é um pouco mais difícil de cultivar do que outras variedades gourmet e medicinais, mas com as técnicas e condições correctas, pode ser feito em grande escala.

Benefícios funcionais do Maitake

O Maitake é um potente modulador do sistema imunitário, contendo polissacáridos bioactivos ligados a proteínas*. Um destes polissacáridos, conhecido como fração D do Maitake, tem sido amplamente estudado pelo seu potencial para aliviar os efeitos secundários da quimioterapia*. [6]

Apoio imunitário

O Maitake contém uma das quantidades mais elevadas de beta-d-glucanos de apoio imunitário de todos os cogumelos, com 35%*.

Apoio ao açúcar no sangue

Estudos demonstraram que os cogumelos Maitake podem ter propriedades anti-diabéticas*.

Um estudo mostrou que o extrato de Maitake foi capaz de produzir uma redução significativa nos níveis de açúcar no sangue em 20 pacientes com diabetes tipo 2* [7].

SOP

A Síndrome do Ovário Policístico está associada à resistência à insulina na maioria dos casos*. Os polissacáridos do Maitake mostraram-se promissores para ajudar a tratar esta condição*.

Num estudo, a ovulação foi observada em 20 de 26 mulheres que receberam extrato de maitake, e 6 de 8 mulheres que não conseguiram ovular depois de serem tratadas com citrato de clomifeno (que é utilizado para tratar a infertilidade) conseguiram fazê-lo depois de receberem maitake*. Todas as três mulheres no estudo que expressaram interesse em engravidar conseguiram fazê-lo*. [8]

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.