O que é a Sacha Inchi e deve adicioná-la à sua dieta?

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Está a seguir uma dieta vegana ou vegetariana?

Se sim, precisa de conhecer o sacha inchi: um superalimento subestimado da Amazónia que se assemelha ao humilde amendoim na aparência e no sabor.

Carregada de ácidos gordos ómega 3 e de inúmeros outros nutrientes, a sacha inchi tem um grande poder apesar do seu pequeno tamanho.

Hoje, vamos falar sobre a sacha inchi e explicar tudo o que precisa de saber sobre esta pequena semente - sim, tecnicamente é uma semente, mas pode chamar-lhe uma noz, se isso o deixar mais confortável.

O que é a Sacha Inchi?

A Sacha inchi é uma semente que cresce em vagens únicas em regiões da Amazónia como o Peru, a Venezuela, a Colômbia, a Bolívia e o Equador.

Embora esta semente possa parecer nova para si, as populações indígenas de toda a Amazónia usufruem da sacha inchi e dos seus inúmeros benefícios para a saúde há séculos.

Cientificamente, esta planta é conhecida por Plukenetia Volubilis e tem uma mão-cheia de nomes de rua, como amendoim inca, amendoim da montanha, amendoim sacha e sacha inchi.

Pode petiscar sementes de sacha inchi ou procurar outras variedades, como óleo ou pó.

Perfil de nutrientes da Sacha Inchi

A Sacha inchi tem um perfil nutricional robusto. Os vegans e os vegetarianos podem regozijar-se: esta semente é uma proteína completa porque contém todos os nove aminoácidos essenciais. Uma onça contém cerca de oito gramas de proteína, o que é muito mais elevado do que outras sementes ou frutos secos que possa comer.

Além disso, a sacha inchi também contém os níveis mais elevados de ácidos gordos ómega 3 de todas as plantas. De facto, o seu teor de ómega 3 é cerca de 17 vezes superior ao do salmão.

Os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para a saúde cognitiva e mental, a saúde do coração, a redução da inflamação, a defesa contra o cancro e várias outras funções corporais.

Embora sejam vitais para o bem-estar, os ómega 3 não são exatamente fáceis de encontrar nas fontes alimentares, pelo que a sacha inchi é uma mina de ouro.

Principais benefícios da Sacha Inchi para a saúde

Graças ao seu elevado teor nutricional, o sacha inchi pode ajudar o organismo de várias formas: desde a saúde do coração e o colesterol até à proteção dos radicais livres e à inflamação, não há razão para não incluir o sacha inchi na sua dieta.

1. perfeito para construir músculos e perder peso

Uma vez que a sacha inchi é uma proteína completa com todos os nove aminoácidos essenciais, é perfeita para apoiar o crescimento e desenvolvimento muscular saudável.

Graças aos ácidos gordos ómega 3, a sacha inchi permite-lhe sentir-se satisfeito e saciado. É excelente para reduzir os desejos de comida ao longo do dia.

2. pode ajudar a baixar o colesterol

O colesterol é um dos principais factores que contribuem para as doenças cardiovasculares e os ataques cardíacos. Infelizmente, mais de 100 milhões de americanos têm níveis elevados de colesterol, o que corresponde a cerca de um terço de toda a população. (1)

Estudos mostram que os ácidos gordos ómega 3 podem ajudar a aumentar os níveis de colesterol HDL ou "bom", mas são ainda mais poderosos na redução dos níveis de triglicéridos: estudos mostram que os ómega 3 podem reduzir os triglicéridos entre 15 a 30%. (2, 3)

3. pode ajudar a baixar a tensão arterial

Infelizmente, um terço dos americanos também sofre de tensão arterial elevada, o que os coloca em risco de sofrer ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outras complicações perigosas.

Eis uma boa notícia: estudos mostram que os ómega 3 podem ajudar a baixar os níveis de tensão arterial em pessoas com tensão arterial elevada. (4)

Abastece-te de sacha inchis.

4. proteção contra os radicais livres

Danos e toxinas ambientais

A Sacha inchi também contém bons níveis de vitamina E, que é um poderoso antioxidante que se encontra em muitos frutos secos e sementes.

Como antioxidante, a vitamina E protege contra os danos causados pelos radicais livres de toxinas ambientais como o fumo do tabaco e o smog.

Os fumadores precisam de mais vitamina E do que os não fumadores, porque fumar esgota os seus níveis de vitamina E. Estudos mostram que a toma de suplementos de vitamina E e vitamina C em conjunto pode reduzir o risco de doenças pulmonares nos fumadores. (5)

5. prolonga a vida das células

Os danos causados pelos radicais livres e o stress oxidativo são os dois principais factores associados ao envelhecimento. (6)

Os radicais livres atacam as células saudáveis, mas a vitamina E pode prolongar a vida das células.

Por este motivo, as sementes de sacha inchi, ricas em vitamina E, são eficazes na proteção contra o envelhecimento e as doenças associadas.

6. defende contra doenças cardiovasculares

Já sabe que os ácidos gordos ómega e outras gorduras saudáveis são excelentes para reduzir os níveis de colesterol mau, mas também são óptimos para prevenir a acumulação de placas nas artérias. (7)

Para maior proteção, o sacha inchi contém também uma substância chamada ácido alfa-linolénico, cujo consumo elevado pode reduzir o risco de um primeiro ataque cardíaco em 59%, tanto nos homens como nas mulheres.

7. reduz a inflamação

A inflamação aparece em diferentes locais do corpo, desde o acne e as dores nas articulações até ao cancro e às doenças cardíacas, a inflamação é o presente indesejado que continua a dar.

Para reduzir a inflamação, pode começar por eliminar da sua dieta alimentos com muito sal, muito açúcar e muita gordura (para além dos alimentos com gorduras saudáveis, claro).

Pode também consumir sementes de sacha inchi ricas em ómega 3 para melhorar a resposta inflamatória do seu corpo. (8)

8. pele luminosa

As gorduras saudáveis e os ácidos gordos são cruciais para uma pele bonita e brilhante. É frequente encontrar vitamina E em produtos de cuidados da pele porque é muito eficaz na proteção das células da pele contra os radicais livres e os efeitos negativos do envelhecimento.

Os ácidos gordos ómega 3 também desempenham o seu papel, mantendo a hidratação e regulando a produção de óleo da sua pele. (9)

Como encontrar Sacha Inchi

As sementes de Sacha inchi são fáceis de encontrar se souber onde procurar. Pode encontrá-las na sua loja local de alimentos saudáveis. Muitas cadeias de lojas como a Trader Joe's e a Whole Foods Market vendem estas sementes da Amazónia.

Também pode encontrar sementes de sacha inchi online através dos principais sites de distribuição de frutos secos e de misturas para trilhos e até na Amazon.

Óleo de Sacha Inchi

O óleo de sacha inchi é um óleo essencial produzido a partir da semente de sacha inchi. Na maioria dos casos, o óleo de sacha inchi deve ser utilizado para aplicações tópicas: misture-o com os seus produtos de cuidados da pele ou aplique-o no cabelo para obter madeixas deliciosas.

A menos que o seu óleo de sacha inchi esteja claramente rotulado como sendo de qualidade alimentar ou seguro para uso interno, não o consuma. Muitos óleos essenciais são poderosos e não se destinam a ser consumidos.

O facto de poder consumir a semente de sacha inchi não significa que o óleo que comprou seja comestível. Verifique sempre o rótulo.

Sacha Inchi em pó

O pó de Sacha inchi, por outro lado, é fabricado especificamente para ser consumido por via oral. O pó de Sacha inchi é simplesmente as sementes moídas num pó fino.

Este pó é um complemento perfeito para o seu batido de proteínas pós-treino. O sacha inchi não só contém antioxidantes e vitamina E, como também contém todos os aminoácidos essenciais, juntamente com uma boa dose de proteínas - por isso é perfeito para apoiar o crescimento muscular saudável e a recuperação após um treino intenso.

No entanto, o pó de sacha inchi pode não ter tanta proteína como gostaria, por isso, certifique-se de que o adiciona a outra proteína em pó para obter o máximo de benefícios.

Sementes de Sacha Inchi (também conhecidas como nozes)

Apesar de terem a alcunha de amendoim inca, os frutos secos de sacha inchi não são frutos secos - são, na verdade, sementes. Na verdade, os amendoins também não são classificados como frutos secos - são leguminosas e estão intimamente relacionados com o feijão.

As sementes são grandes, mas é evidente que crescem da mesma forma que as outras sementes e não como as nozes.

Pode comer-se Sacha Inchi se se tiver alergia aos amendoins?

Sim, é possível.

Felizmente, o nome amendoim inca é apenas uma alcunha - não está de forma alguma relacionado com o amendoim verdadeiro. (9)

Se for alérgico a amendoins, pode comer sacha inchis em segurança. De facto, se for alérgico a frutos de casca rija, também não tem de se preocupar com a sacha inchi porque não são frutos de casca rija - são sementes.

Esta é uma óptima notícia para veganos ou vegetarianos com alergias ao amendoim - pode desfrutar das proteínas, aminoácidos e antioxidantes da sacha inchi sem se preocupar com potenciais reacções alérgicas.

Embora as alergias à sacha inchi sejam raras neste momento, isso não significa que não sejam possíveis. Se tem tendência para alergias invulgares ou frequentes, tenha especial cuidado ao adicionar novos alimentos à sua dieta.

Potenciais interacções e efeitos secundários de Sacha Inchi

Não consumir - em caso algum - sementes de sacha inchi cruas. No seu estado natural, as sementes de sacha inchi contêm fitotoxinas perigosas.

No entanto, estas fitotoxinas são destruídas de forma segura durante o processo de torrefação ou aquecimento, pelo que qualquer pó, óleo ou sementes que compre na loja deverá ser perfeitamente seguro para consumo.

Algumas pessoas referem que a sacha inchi provoca um pouco de náuseas - especialmente em grandes quantidades - por isso, introduza suavemente este novo ingrediente na sua dieta.

Também deves ter especial cuidado se estiveres a tomar medicamentos que alterem o humor, pois a sacha inchi tem um efeito poderoso nas emoções devido aos seus elevados níveis de triptofano.

A linha de fundo

A Sacha inchi é uma forma segura para veganos, vegetarianos e todas as pessoas preocupadas com a saúde apoiarem músculos saudáveis graças ao seu prestigiado estatuto de proteína completa.

Uma vez que a sacha inchi não está de forma alguma relacionada com o amendoim, pode consumir esta semente com segurança pelos seus inúmeros benefícios sem se preocupar com potenciais alergias.

Coma!

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.