Índice
Uma das coisas de que mais gosto no cultivo de cogumelos é o facto de eles continuarem a dar e a dar! Depois de obter um primeiro fluxo bem sucedido, é provável que obtenha o segundo, o terceiro e, por vezes, até o quarto fluxo do mesmo tronco de palha ou bloco de frutificação.
Obter vários fluxos é a melhor maneira de obter os maiores rendimentos globais e eficiência biológica Felizmente, no caso das ostras, da juba de leão e da maior parte dos outros cogumelos gourmet, basta deixar o bloco ou o tronco de palha em condições de frutificação e um novo fluxo surgirá naturalmente dentro de uma semana.
Infelizmente, não é esse o caso do Shiitake, que requer uma técnica especial tanto para a primeira lavagem como para as seguintes.
Golpe e choque frio
O shiitake não é necessariamente o cogumelo mais fácil de cultivar, uma vez que o processo é um pouco diferente do que para outras espécies gourmet.
Em primeiro lugar, os blocos demoram muito mais tempo a colonizar completamente e a chegar a um ponto em que são capazes de frutificar. Eu gosto de deixar o Shiitake colonizar durante mais de 7 semanas desde a primeira inoculação.
Uma vez colonizados e consolidados, é necessário dar-lhes uma boa pancada (batendo literalmente no bloco com a mão nos quatro lados) e "chocar a frio", o que se faz normalmente colocando-os no frigorífico durante a noite. Este processo assinala o início do inverno e faz com que o shiitake entre em modo de reprodução.
Período de repouso
Depois de colher o primeiro fluxo, não pode simplesmente deixar os blocos na câmara de frutificação. Se o fizer, é provável que não voltem a frutificar. Isto deve-se ao facto de os blocos de Shiitake necessitarem de um "período de repouso", em que os blocos são retirados das condições de frutificação e deixados a completamente secar.
Para mim, isto era completamente contra-intuitivo quando aprendi a técnica pela primeira vez.
Em vez disso, este período de inatividade permite que o bloco se recarregue e se prepare para o segundo fluxo - que por vezes pode ser ainda maior do que o primeiro!
O segredo é deixar os blocos secarem completamente. durante pelo menos um par de semanas - O que pode ser feito simplesmente colocando os blocos numa prateleira ou estante de secagem à temperatura ambiente ou mais fria.
Certificar-se de que existem sem zonas onde possam permanecer bolsas de humidade Se colocar os blocos numa prateleira plana, certifique-se de que roda os blocos de dois em dois dias para que possam secar uniformemente.
Depois de secos, os blocos devem ser deixados em repouso durante, pelo menos, 2 a 3 semanas, podendo mesmo ser deixados em repouso durante vários meses, embora eu nunca tenha testado os limites de tempo para a viabilidade do bloco.
Reidratação
Quando os blocos estiverem completamente secos e tiverem repousado durante, pelo menos, duas semanas, é necessário voltar a hidratá-los.
Normalmente, isto é feito colocando os blocos numa caixa grande ou num balde de 5 galões cheio de água e deixando-os de molho durante, pelo menos, 24 horas. Não deve deixá-los de molho durante mais de dois dias, caso contrário os blocos começar a desfazer-se e a desintegrar-se .
Os blocos de Shiitake flutuam naturalmente, o que é um pouco incómodo. É necessário colocar algo pesado em cima dos blocos para os manter submersos. Eu gosto de colocar os blocos debaixo de uma prateleira num saco grande. Depois coloco blocos de cimento em cima da prateleira para manter os blocos debaixo de água.
Descargas subsequentes
Quando os blocos estiverem re-hidratados, dê uma boa pancada com as mãos em todos os lados do bloco e coloque-os de novo na câmara de frutificação!
Você poderia efetuar outro choque frio, mas penso que isso é desnecessário, e pode, de facto, ser contraproducente O facto de os colocar de novo no frigorífico sem tampa pode fazer com que os blocos sequem demasiado. O simples facto de mergulhar os blocos em água fria é suficiente para provocar uma segunda frutificação.
Quando os blocos estiverem de volta à câmara de frutificação, tudo o que precisa de fazer é certificar-se de que a humidade é adequada e que entra ar fresco suficiente. Os Shiitake não precisam de tanto ar fresco como os cogumelos ostra, mas manter uma humidade elevada é fundamental, especialmente porque os blocos estão completamente expostos e já não estão protegidos por um saco de cultivo.
Este processo pode ser repetido 2 a 3 vezes antes de os blocos ficarem contaminados ou incapazes de frutificar. Normalmente, começará a notar pequenas manchas de bolor verde que se formam nos lados do bloco enquanto está na câmara de frutificação - nessa altura, é melhor deitar o bloco no composto. Também pode simplesmente colocá-lo no exterior, numa relva alta e esperar pelo melhor!
Método de lavagem múltipla para Shiitake
PASSO 1: COLOCAR NUMA PRATELEIRA
Depois de colher os blocos, coloque-os numa prateleira à temperatura ambiente. Certifique-se de que o bloco tem espaço para respirar nos seis lados e que não estão empilhados demasiado perto uns dos outros.
PASSO 2: SECAR UNIFORMEMENTE
Monitorize os blocos para se certificar de que estão a secar uniformemente. Deixar pequenas manchas de humidade pode causar a contaminação dos blocos. Se estiverem numa prateleira plana, certifique-se de que roda os blocos de vez em quando durante a primeira semana para uma secagem uniforme. Os blocos devem ser deixados durante, pelo menos, 2-3 semanas, altura em que estarão completamente secos. Pode definitivamente deixá-los mais tempo, até alguns meses,mas não há qualquer vantagem em repousos mais longos.
PASSO 3: RE-HIDRATAR
Re-hidratar os blocos mergulhando-os em água durante 24-48 horas. Eu gosto de os colocar numa caixa grande com um peso pesado em cima para os manter submersos. Não os deixar durante mais de 48 horas, pois acabarão por se desfazer e deixarão de ser viáveis.
PASSO 4: FRUTA!
Não é necessário dar um segundo choque frio, pois este é geralmente contraproducente. Pode repetir este processo 2-3 vezes antes de os blocos se contaminarem ou deixarem de ser viáveis.
Cultivo de um segundo fluxo no exterior
Eu adoro cultivar cogumelos no exterior! Na verdade, tenho quase sempre um lote de ostras a crescer algures no quintal durante a primavera, o verão e o outono.
Este verão, quis ter um pequeno canteiro de Shiitake no jardim e decidi utilizar blocos de segundo fluxo.
A técnica foi bastante simples: depois de ter colhido o primeiro fluxo e de ter proporcionado um período de repouso e de molho adequado, coloquei simplesmente os blocos numa relva alta nas traseiras do quintal.
Não há dúvida de que, quando se cultivam cogumelos no exterior, não se podem esperar os mesmos resultados que no interior. Em geral, os frutos serão maiores e mais escuros, mas o rendimento global será provavelmente muito menor. A recompensa é que requer muito pouco esforço, cuidado ou atenção.
Para estes blocos em particular, depois de os colocar na relva, mal olhei para eles até os frutos estarem prontos. Não houve rega, cobertura ou controlo.
Após cerca de uma semana, reparei que estavam a aparecer vários pinos nos blocos e, em pouco tempo, já tinha alguns cogumelos em tamanho real!
Se fosse cultivado dentro de casa, seria possível manter este nível de humidade em todo o bloco, o que provavelmente teria produzido melhores resultados. Ainda assim, é tão divertido e fácil cultivar no exterior!
Obter mais do seu Shiitake
O ciclo de crescimento do cogumelo shiitake é um pouco mais longo e um pouco mais complicado do que o de outros cogumelos. A sua frutificação adequada ao longo de vários ciclos requer um período de repouso e uma re-hidratação extensiva.
Embora demore um pouco mais, seguir alguns passos simples pode garantir que está a tirar o máximo partido do seu Shiitake!