Como Cultivar Reishi Numa "Mini Estufa" - Cultivo de Reishi no Quintal

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Acredite ou não, não é assim tão difícil cultivar os seus próprios cogumelos medicinais. É claro que pode ser complicado, mas eu queria mostrar-lhe uma maneira fácil de cultivar os seus próprios cogumelos Reishi usando o método de "mini-estufa".

Este método funciona tão bem porque imita o método tradicional de cultivo do Reishi em escala, em que troncos inteiros são inoculados com Reishi e colocados dentro de grandes estufas sombreadas em climas quentes e húmidos.

Para esta mini-estufa, o processo básico consiste em pegar em blocos de frutificação totalmente colonizados, enterrá-los numa fina camada de solo de jardim e depois instalar uma mini-estufa sobre os blocos para ajudar a manter a humidade.

A estufa é depois coberta com uma tela de sombra - criando assim um ambiente perfeito para os cogumelos se desenvolverem.

Pequenos chifres acabarão por emergir dos blocos e, após algumas semanas, transformar-se-ão em belos cones de Reishi que podem ser colhidos e apreciados.

O que é o Reishi?

O Reishi (também conhecido como Ganoderma lucidum) é um cogumelo medicinal poderoso que tem muitos benefícios incríveis, incluindo apoio imunitário, apoio contra alergias e muito mais.

É extremamente lenhoso e extremamente amargo, pelo que não tem lugar na cozinha como cogumelo gourmet.

Em vez disso, o Reishi é normalmente seco, cortado em fatias ou em pó, e transformado em chás ou tinturas.

O nome científico do Reishi é Ganoderma lucidum, a palavra "Gano derma" significa "pele brilhante" e representa o aspeto envernizado vermelho vivo que torna este cogumelo tão bonito.

É uma espécie de clima quente e adora crescer em clima quente e húmido, razão pela qual este método que lhe vou mostrar funciona tão bem.

O Método Natural de Cultivo

Mais uma vez, este método imita a forma como o Reishi é cultivado para fins medicinais em grande escala em grandes quintas de Reishi.

Para o efeito, inoculam-se primeiro troncos de madeira de lei (normalmente carvalho) com micélio de Reishi e enterram-se os troncos sob uma fina camada de terra. Os troncos acabam por ser colonizados pelo cogumelo Reishi e, ao longo de um período de 9 meses, os chifres de Reishi formam-se e transformam-se em grandes e bonitos cones.apenas um corpo de frutificação.

O Reishi é cultivado sazonalmente, e cresce melhor durante os verões quentes e húmidos, por isso, se vai fazer este método, é melhor fazê-lo na primavera ou no verão, ou por volta da mesma altura em que estaria a plantar um jardim de qualquer forma.

Passo 1: Fazer os blocos:

O primeiro passo para fazer crescer a mini estufa de Reishi foi fazer blocos de frutificação de cogumelos Reishi.

Para isso, utilizei apenas a receita padrão de blocos de frutificação de serradura de madeira dura esterilizada e hidratada e farelo de trigo, e depois inoculei os blocos com semente de grãos de Reishi.

O Reishi é incrivelmente rápido e colonizará completamente o bloco em cerca de uma semana. Depois disso, pequenos corpos frutíferos (também conhecidos como chifres) começarão a crescer dentro do saco.

Agora, se quiseres fazer isto mas não tiveres o equipamento para fazer os teus próprios blocos de frutificação, não há problema nenhum.

Podes sempre comprar um "kit" de cogumelos Reishi, que é essencialmente um bloco de frutificação pré-fabricado e totalmente colonizado. Podes obtê-lo em vários sítios online, basta pesquisares "kits de cultivo de cogumelos" e ver se encontras Reishi.

Conheço uma pessoa que vende estes kits e dá pelo nome de MycTyson ( myc para micélio... está a perceber?? ) e faz principalmente kits de Lion's Mane, mas já o vi a vender kits de cogumelos Reishi.

Divulgação completa, nunca experimentei os seus kits, mas ele está na comunidade há muito tempo, muitas pessoas usam e ADORAM os seus kits. História engraçada - a cultura que usei para cultivar o Reishi neste projeto, na verdade, recebi do MycTyson numa troca no Reddit em 2015.

Passo 2: "Plantar" o Reishi

Quando o Reishi estiver completamente colonizado, pode retirá-lo do saco de cultivo e "plantá-lo" no solo.

Na verdade, plantámos esta horta num episódio de FreshCap Friday em direto no Facebook, mas o processo foi super simples.

Basta tirar o bloco do saco e colocá-lo na terra, cobrindo o topo com uma camada fina. Esta terra era uma mistura de musgo de turfa e terra normal de jardim, mas não importa muito o que se usa. Pode até fazer um pequeno buraco e plantá-lo no seu jardim ou numa jardineira.

A Tegan plantou algumas alfaces e outras ervas aromáticas num dos lados da caixa de jardim.

O solo apenas ajuda a reter a humidade e não é realmente necessário para o crescimento do Reishi. Todos os nutrientes de que o Reishi necessita para produzir frutos grandes e bonitos já estão contidos no bloco de serradura de madeira dura, embora seja provável que o Reishi também retire alguns nutrientes do solo, pelo que seria uma experiência interessante ver se a utilização de diferentes solos ou alterações do solo faz a diferença noqualidade dos frutos.

Depois de o Reishi estar "plantado", encharcámo-lo bem com a mangueira para nos certificarmos de que tinha humidade suficiente para não puxar qualquer água dos blocos. Além disso, é necessário cobri-lo com algo que retenha a humidade e impeça o vento de secar os frutos, mas que também ajude a reter o calor sem receber qualquer luz solar direta.

Se o deixássemos no jardim sem a "estufa", o Reishi poderia pinçar, mas provavelmente secaria devido ao vento ou ao sol e acabaria por deixar de crescer.

Para construir a mini-estufa, pegámos num pequeno pedaço de arame de vedação e cortámo-lo com o comprimento suficiente para formar uma bela forma de estufa sobre o Reishi. Em seguida, cobrimos o arame com um pedaço de plástico transparente aberto em ambas as extremidades.

O pano de sombra permitiu a passagem de alguma luz, evitando que a luz direta do sol incidisse sobre os cogumelos durante o seu crescimento.

Passo 3: Cultivo do Reishi

A única coisa que fiz foi abrir a estufa de dois em dois dias e pulverizá-la com um frasco de spray.

Mais uma vez, a humidade é muito importante para o crescimento dos cogumelos, e o frasco de spray apenas assegura que nada fica demasiado seco. Isto é muito importante nas fases iniciais de crescimento, quando os pinos começam a formar-se.

Os pinos que já estavam presentes quando plantámos os blocos morreram na sua maioria, mas os novos pinos surgiram mais fortes do que nunca.

E depois os cogumelos continuaram a crescer e a crescer.

Quando os cogumelos Reishi aparecem pela primeira vez, fazem-no com estas "projecções semelhantes a dedos" que quase parecem milho doce. Eventualmente, esses dedos começam a achatar-se e a formar o que se chama conks - que são os corpos de frutificação vermelhos brilhantes com a superfície porosa no fundo.

Os corpos de frutificação do Reishi crescem muito mais lentamente do que outros tipos de cogumelos. Enquanto alguns cogumelos, como as ostras, podem duplicar de tamanho todos os dias e passar do nada à colheita numa semana, o Reishi gosta mesmo de levar o seu tempo.

O progresso é muito mais longo, mas ainda assim é bastante satisfatório de observar. Pode dizer-se que o Reishi está na sua fase de crescimento porque terá uma borda branca na extremidade do cone. Esta é uma forma de dizer que os cogumelos continuam a crescer.

Etapa 4: Colheita e secagem

No total, desde a plantação até os cogumelos estarem prontos para a colheita demorou cerca de 6 semanas.

Para ser sincero, provavelmente podíamos tê-las deixado crescer durante muito mais tempo, mas sentimos que era altura de colher.

Em primeiro lugar, o Reishi já tinha começado a largar todos os seus esporos, o que indica que está a aproximar-se do fim do seu ciclo de vida. Estes esporos aparecem como um pó castanho que cobre o interior da estufa e se instala no topo do corpo de frutificação, transformando-o de uma bela cor vermelha brilhante numa cor castanha baça.

O outro sinal é que a borda branca e brilhante do cogumelo começa a ficar cada vez mais pequena.

A colheita dos cogumelos é bastante fácil. Os Reishi são muito duros e lenhosos, por isso a melhor forma de os colher é com uma lâmina serrilhada (serrote ou faca de carne) e serrar os frutos, tentando aproximar-se o mais possível do bloco.

No total, colhemos cerca de 650 gramas de cogumelos Reishi frescos a partir destes blocos, o que não é de modo algum um rendimento fantástico, mas continua a ser um método SUPER simples que não requer qualquer equipamento especial para a sala de cultivo e requer muito pouca atenção e manutenção.

O Reishi parece ser bastante resistente aos insectos, provavelmente porque não é tão tenro ou carnudo como um cogumelo-rei, que pode ser cultivado da mesma forma (enterrando os blocos) mas precisa de ser colhido muito cedo, antes que os insectos o apanhem!

Depois de colhidos, os cogumelos podem ser secos, cortados em fatias e transformados em tinturas, chás ou pós. Pode até cortar um corpo de frutificação fresco e fervê-lo durante algumas horas para fazer um chá de cogumelos Reishi.

Nunca tive muito sucesso em obter um segundo fluxo de cogumelos Reishi, por isso, depois de serem colhidos uma vez, são mais adequados para a pilha de compostagem. É possível obter outro fluxo deles, mas, como eu disse, é um caso único e pronto para a maior parte, por isso não vale a pena o esforço na minha experiência.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.