Como encontrar e identificar os cogumelos ostra selvagens

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Os cogumelos ostra são fáceis de identificar, crescem em todo o mundo e são um cogumelo gourmet delicioso que pode ser adicionado a quase todas as refeições.

Além disso, têm alguns benefícios fantásticos para a saúde.

Claro que pode sempre encontrar os seus cogumelos ostra na mercearia, ou mesmo cultivá-los você mesmo - mas há algo de especial em encontrá-los na natureza.

O que são os cogumelos ostra?

O cogumelo-ostra é o nome comum dos cogumelos do género Pleurotus género, pelo que o termo "Ostras" pode ser utilizado para representar várias espécies diferentes.

O mais comum é Pleurotus ostreatus Esta é também a espécie de ostra mais cultivada e a que é mais provável encontrar na mercearia.

Em Alberta, no Canadá (onde vivo), é muito provável que encontre um parente próximo chamado Pleurotus populinus O P. populinus é tipicamente mais pequeno e cresce principalmente em choupos mortos ou moribundos.

Existem muitas outras espécies de ostras que pode encontrar na natureza.

Uma delas, a ostra amarela (Pleurotus citrinopileatus), não é nativa da América do Norte, mas parece ter escapado das quintas onde é cultivada e está agora a aparecer com mais frequência na natureza.

Onde os encontrar

Os pleurotos são "saprófitas", o que significa que obtêm o seu alimento através da digestão de matéria orgânica morta, o que é diferente de cogumelos como o Porcini ou o Chanterelles, que são "micorrizas" e vivem em simbiose com as raízes de uma árvore viva.

Os pleurotos selvagens podem ser encontrados a frutificar em árvores mortas ou moribundas, em troncos caídos ou em cepos. Uma boa estratégia para encontrar pleurotos é procurar primeiro troncos caídos e depois ver se há cogumelos a crescer neles. Geralmente, não se encontram pleurotos a crescer diretamente do solo.

Os pleurotos são comuns na primavera, mas também podem ser encontrados durante o verão e o outono. Procure troncos ou cepos de madeira em decomposição em zonas baixas, muitas vezes junto a lagoas, riachos ou outras zonas naturalmente húmidas.

Como identificar os cogumelos ostra

Os cogumelos ostra são muito fáceis de identificar.

De um modo geral, trata-se de um cogumelo de prateleira com um chapéu carnudo e largo, cujos bordos estão inscritos, achatando-se à medida que o cogumelo amadurece. A cor do chapéu pode variar consoante a espécie, mas é geralmente bronzeada a castanha.

Os cogumelos ostra não têm um caule tradicional, mas sim um "pseudocaule", cujo comprimento pode variar consoante o local onde o cogumelo está a frutificar. Os cogumelos que frutificam ao lado de uma árvore podem não ter qualquer caule.

As brânquias são largas e bastante espaçadas. Algumas brânquias percorrem todo o pseudocaule, enquanto outras percorrem apenas parcialmente (designadas por lamelas ).

O cogumelo pode crescer isoladamente, mas mais frequentemente forma cachos ou "bouquets" ou múltiplos corpos de frutificação.

Muitos guias dizem que o cogumelo (particularmente o Pleurotus populinus) cheira a anis. Para ser sincero, não consigo distinguir, mas tem um cheiro distinto a cogumelo ostra, embora esta não seja uma caraterística primária de identificação.

Potenciais sósias

Embora os pleurotos sejam relativamente fáceis de identificar, existem algumas semelhanças superficiais às quais deve estar atento, o que dependerá muito da sua localização, pelo que a melhor aposta é contactar a sociedade micológica local ou consultar um guia específico da sua região.

Em Alberta, o único que é suficientemente semelhante é uma espécie de Crepidotus. Estes cogumelos não são comestíveis, embora não sejam considerados especificamente venenosos. A principal diferença é que os Crepidotus sp. são mais pequenos, crescem isoladamente em vez de em grupos e têm um depósito de esporos castanho em vez de branco ou cinzento.

Cozinhar com cogumelos ostra

Os cogumelos ostra são um delicioso cogumelo comestível gourmet que pode ser facilmente adicionado a qualquer refeição!

O primeiro passo, como com qualquer cogumelo selvagem, é limpá-lo e verificar se há insectos. Lavar os cogumelos é considerado uma blasfémia em alguns círculos de cogumelos, mas penso que é prudente, quanto mais não seja para tirar a sujidade.

Os cogumelos silvestres - especialmente as ostras grandes - estão muitas vezes infiltrados de insectos. A maior indicação é se vir um buraco na tampa do cogumelo. Se for esse o caso, corte o cogumelo ao meio para verificar. Por vezes, verá uma série de buracos ao longo do caule, o que significa que é provável que esteja demasiado comido por insectos para ser apreciado.

Se conseguiu obter cogumelos limpos e sem insectos, basta cortá-los em pedaços e fritá-los numa frigideira com um pouco de manteiga (ou substituto da manteiga), adicionando um pouco de alho e pimenta para dar mais sabor. Cozinhe-os bem. Eu gosto de os cozinhar até ficarem suficientemente dourados. Os cogumelos nunca devem ser consumidos crus.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.