Como se concentrar e fazer mais

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Foco.

Há dias em que pode ser um animal esquivo - como um unicórnio ou o Pé Grande. Mas é essencial para a produtividade em casa e no trabalho, especialmente se tiver grandes objectivos a atingir.

Se está a pensar como se concentrar e como fazer mais, não é o único. Muitas pessoas têm dificuldade em manter-se concentradas todos os dias; a boa notícia é que pode superá-lo.

Eis porque é que nem sempre está no topo do seu jogo e o que pode fazer para o corrigir.

Porque é que não me consigo concentrar em nada?

Se tem dificuldade em ficar parado, parece que não consegue acabar o que começa ou sente que tudo o que lê ou ouve entra por um ouvido e sai pelo outro,[1] a culpa pode ser destes assassinos da produtividade:

  • Falta de sono - Quando está a dormir, o seu corpo limpa as toxinas e os resíduos do seu cérebro. Dormir pouco trunca o processo, o que pode levar à acumulação de proteínas - e aumentar o risco de doenças como a doença de Alzheimer[2]. Além disso, um cérebro cansado não consegue funcionar em pleno; tempos de reação mais lentos e processos de pensamento menos coerentes tornam difícil a realização de qualquer coisa.
  • Maus hábitos de vida - Beber café sem parar, juntamente com uma dieta de alimentos altamente processados, cheios de açúcar, sal e gordura, é uma receita para o esgotamento. O mesmo se aplica ao exagero nos treinos intensos sem tempo suficiente de recuperação entre eles. Estes hábitos prejudicam a saúde do cérebro e a saúde emocional, deixando-o sentir-se "blá" e desmotivado.
  • Falta de planeamento e/ou de definição de prioridades - Se não sabe o que é mais importante ou o que deve fazer a seguir num determinado dia, não há nenhuma razão sólida para o fazer. para Em vez de fazer as coisas rapidamente, vai simplesmente vaguear sem avançar para os seus objectivos.
  • Falta de objectivos e de disciplina - Por falar em objectivos, a verdadeira produtividade exige clareza quanto ao que se pretende alcançar. Sem visão não há vontade ou motivação para se dedicar a algo que valha a pena[3].
  • O efeito "OLHA, UM SQUIRREL! - Ninguém consegue concentrar-se quando as notificações disparam de dois em dois segundos, exigindo uma resposta quase pavloviana a mensagens que parecem urgentes mas que, muitas vezes, podem ser deixadas para mais tarde. Mudar a atenção de um momento para o outro tem um preço elevado - pode demorar até 20 minutos a recuperar totalmente a concentração após uma interrupção. Multiplique esse tempo por todos distração que experimenta diariamente, e pode perder horas de tempo produtivo.
  • Montanhas de tralha - Deixar acumular coisas à volta do seu espaço de trabalho é ainda mais distrativo. Vai estar sempre a pensar nas coisas que estão à sua volta e a querer limpá-las em vez de trabalhar. Há sempre algo por perto para ver, ler ou brincar, o que lhe dá uma "desculpa" para se desligar da tarefa que tem em mãos.
  • Procrastinação - Começar o dia a olhar para o que tem de fazer e deixar-se dominar pelo volume de trabalho é paralisante. Não pode esperar até ter "vontade" de trabalhar, ou nunca descobrirá como fazer mais em menos tempo.

Então, está na altura de resolver o problema com um golpe duplo de um melhor planeamento e de um apoio focalizado.

Como manter a concentração e aumentar a produtividade

Experimente estas dicas e soluções naturais para acabar com as distracções e aumentar a sua concentração.

1. definir objectivos e metas

O primeiro passo para aprender a manter a concentração é clarificar o que é suposto fazer sobre .

Tem um prazo para um grande projeto no trabalho? Está a treinar para uma corrida ou competição? Tem um grande sonho que quer tornar realidade?

Escreva o seu objetivo principal e trabalhe de trás para a frente para determinar os passos mais pequenos que precisa para lá chegar. Dê a si próprio KPIs pessoais - indicadores-chave de desempenho - para medir ao longo do caminho. As empresas fazem isto para determinar se estão a fazer progressos e o que, se for o caso, precisa de ser ajustado na procura do sucesso

A definição de marcos semelhantes mantém-no motivado com "pequenas vitórias" na viagem em direção aos seus objectivos maiores.

2. limpe a sua dieta

Os "vilões" da dieta podem afetar a saúde do seu cérebro e dificultar a sua concentração. Para uma melhor produtividade, comece a eliminar:

  • Aditivos e conservantes
  • Adoçantes artificiais
  • Açúcares adicionados
  • Excesso de gorduras saturadas
  • Excesso de sódio[4]

Em seu lugar, comece a ingerir alimentos ricos em antioxidantes e nutrientes, como legumes, frutas, nozes, sementes e cereais integrais. As bagas e os vegetais de folha verde são particularmente benéficos devido ao seu elevado teor de antioxidantes. Os ómega-3 - encontrados nas sementes de cânhamo, chia e linho, bem como em suplementos à base de algas - também têm sido associados a um melhor funcionamento do cérebro.

O chocolate contém a sua própria dose de antioxidantes e liberta endorfinas para um rápido aumento de humor.[5] Desfrute de até 30 gramas por dia de chocolate preto com baixo teor de açúcar e sem lacticínios para obter os benefícios.

3. beber café ou chá

O consumo de até 400 mg de cafeína por dia[6] - cerca de 4 chávenas de café - interfere com a inibição da norepinefrina.

A norepinefrina é um neurotransmissor necessário para o estado de alerta e a concentração, pelo que a sua presença em maior quantidade no organismo deve ajudá-lo a manter-se no caminho certo.

As bebidas energéticas e os shots, no entanto, são uma história diferente. O elevado teor de cafeína (para não mencionar a lista de ingredientes questionáveis) pode rapidamente ultrapassar o limite de ingestão saudável.

De facto, depender da cafeína de qualquer A fonte como único impulsionador da concentração pode levar à dependência e a alguns sintomas de abstinência desagradáveis quando se tenta parar, por isso mantenha o consumo a um nível igual ou inferior a 400 mg.

4. entrar na zona com hortelã

Foi demonstrado que um extrato patenteado de hortelã melhora o foco e a concentração, ajudando a memória de trabalho, incluindo em pessoas com problemas de memória relacionados com a idade[7].

Pode até ajudar o corpo a gerar novas células cerebrais, um processo conhecido como neurogénese[8].

O segredo do seu poder pode estar em dois compostos da hortelã que ajudam a proteger o cérebro: os fenólicos e o ácido rosmarínico, que impedem a degradação dos neurotransmissores envolvidos na memória.

Como é que isso o ajuda a concentrar-se?

Quanto mais conseguir recordar de memória, menos vezes por dia terá de parar o que está a fazer e procurar informação.

Se o café não for do seu agrado - ou se for sensível à cafeína - pode experimentar o poder da hortelã em forma de extrato ou de chá.

5) Experimente os cogumelos Lion's Mane

Se alguma vez viu um cogumelo branco e desgrenhado que se parece um pouco com um Marreta, pode ter encontrado os cogumelos Lion's Mane.

Estes fungos invulgares são "nootrópicos" naturais, o que significa que contêm substâncias que têm efeitos positivos na função cerebral.

Os compostos da Lion's Mane podem fazer algo que muitos outros suplementos de concentração não conseguem: atravessar a barreira hemato-encefálica. Dentro do cérebro, estimulam o fator de crescimento dos nervos (NGF) e podem ajudar a manter, proteger e até regenerar os neurónios e as ligações neuronais.

A Lion's Mane pode também aumentar a produção da bainha protetora à volta dos nervos, permitindo que o cérebro continue a funcionar com a máxima eficiência[9].

Devido aos seus efeitos únicos, este cogumelo medicinal é normalmente utilizado para melhorar a clareza e a concentração.

A maneira mais fácil de obter os benefícios é usar um pó de cogumelo pré-extraído em forma de cápsula.

6. planear hoje a produtividade de amanhã

Fazer mais coisas todos os dias é mais fácil se se preparar para começar com o pé direito. No final de cada dia, sente-se com um caderno, uma agenda ou uma aplicação e..:

  • Definir objectivos para o dia seguinte com base nos seus marcos actuais
  • Faça uma lista do que precisa de fazer para atingir esses objectivos
  • Dar prioridade às actividades com base naquilo que o fará avançar mais rapidamente
  • Reservar tempo para cada tarefa, incluindo pausas programadas

Ter uma lista bem planeada dá-lhe estrutura e mantém-no responsável naqueles momentos em que se sente tentado a ceder a distracções.

Não se esqueça de deixar um pouco de espaço para o inesperado - não é invulgar que algumas tarefas demorem mais tempo do que o planeado!

7. melhorar a sua rotina de sono

Ficar um pouco aquém dos seus objectivos de sono todas as noites tem um grande impacto na produtividade.

Esta "restrição parcial crónica do sono"[10] retira-lhe a capacidade de se concentrar e torna quase impossível recarregar até ao ponto de ter energia suficiente para dar tudo por tudo para atingir os seus objectivos.

Uma das chaves para melhorar o sono - e a forma como o seu cérebro funciona - é deixar de utilizar os ecrãs antes de se deitar.

A sério.

Feche o portátil, desligue a televisão e desligue o telemóvel. Troque-o por uma atividade diferente, como ouvir música, ler um livro, tomar um banho ou fazer uma sessão rápida de alongamentos ou de rolamentos de espuma.

Se não puder mesmo evitar o trabalho, utilize um filtro ou uma aplicação para bloquear o máximo possível de luz azul do ecrã.

Além de planear o seu dia com antecedência, corrigir os seus hábitos de sono diminui o stress e reduz a quantidade de cortisol que passa pelo seu corpo. Menos cortisol equivale a um sono melhor e a uma melhor concentração!

Aprender a manter-se concentrado e a atingir os seus objectivos

Não está condenado a passar os seus dias a perseguir a concentração, apenas vislumbrando-a na floresta de distracções intermináveis. É algo que pode aprender e praticar até ter uma rotina sólida que o sirva na prossecução do que quer que esteja a tentar alcançar.

Comece com mudanças na dieta e no estilo de vida - se tem andado a comer mal ou a dormir pouco, isso deve fazer uma grande diferença. Depois, experimente alguns impulsionadores para o ajudar a fazer ainda mais. Quando cuida da sua saúde, a produtividade segue-se!

Se, em alguns casos, a falta de concentração pode dever-se a um problema de saúde subjacente. Se continuar a ter dificuldades depois de tratar os factores mais comuns que prejudicam a concentração, fale com o seu médico sobre outras causas possíveis.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.