Os 3 níveis de cultivo de cogumelos

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Se está a começar a aprender sobre o cultivo de cogumelos, o processo pode parecer avassalador. Há tanto para aprender! Infelizmente, isso pode ser um desestímulo para algumas pessoas que pretendem iniciar-se neste hobby.

A verdade é que cultivar cogumelos pode ser tão simples quanto isso, ou tão complicado como quiser.

Acho que pode ser útil dividir processos aparentemente complexos em passos simples.

Desta forma, pode identificar facilmente onde quer entrar e até onde quer ir!

NÍVEL 1: A partir de um kit

Se nunca teve qualquer experiência com o cultivo, o melhor sítio para começar é cultivar cogumelos a partir de um kit.

Esta é de longe a maneira mais fácil de entrar no hobby, sem a necessidade de gastar dinheiro em equipamento caro como uma panela de pressão ou uma câmara de frutificação sofisticada. Se eu tivesse começado desta forma, provavelmente ter-me-ia poupado a uma tonelada de fracassos " experiências "!

Os kits de cultivo de cogumelos são essencialmente blocos de frutificação que já estão inoculados e colonizados. Alguém já fez todo o trabalho difícil por si, e só precisa de fornecer as condições ambientais adequadas para os cogumelos crescerem.

Ao fazê-lo, estará a compreender melhor o ciclo de vida dos cogumelos e o que é necessário para que estes se desenvolvam.

Humidade

A humidade é, sem dúvida, o aspeto mais importante do cultivo de cogumelos. Se os kits de cogumelos não tiverem humidade adequada, não conseguirão produzir pinos. Eventualmente, o bloco secará completamente e morrerá.

Na maioria dos climas, é possível não pode (É por isso que têm tantas críticas negativas na Amazon) Para se fixarem e continuarem a crescer até se tornarem corpos frutíferos substanciais, os cogumelos precisam de uma humidade relativa de cerca de 80-100%.

Para a fase de fixação, é possível contornar esta situação cortando um "x" no plástico do kit de cultivo de cogumelos, sem expor demasiado o bloco. Isto permitirá a formação de pinos sob o plástico, onde a humidade relativa seria bastante elevada.

À medida que os cogumelos continuam a crescer, certifique-se de que o kit é colocado longe de correntes de ar fortes que os possam secar. Também precisa de se certificar de que está a pulverizar os cogumelos várias vezes ao dia com um frasco de spray.

Se os cogumelos ficarem demasiado secos durante o seu crescimento, podem "abortar" e não conseguir transformar-se em grandes corpos frutíferos. Algumas pessoas têm tido sucesso simplesmente colocando o kit na sua casa de banho - que é um ambiente naturalmente húmido devido ao duche, banho, etc.

Também pode considerar a possibilidade de colocar um pouco de plástico sobre o seu kit, formando uma "tenda de humidade", desde que se certifique de que o plástico tem orifícios para permitir a respiração.

A maneira mais fácil e barata de garantir a manutenção da humidade no seu kit de cultivo é construir uma simples "Câmara de Frutificação Shot Gun"

Luz

Muitos principiantes pensam que os cogumelos precisam de crescer no escuro.

Embora alguns cogumelos possam crescer no escuro (por exemplo, os cogumelos botão), a maioria das espécies gourmet precisa de luz para crescer corretamente. De facto, a luz é um "gatilho de fixação" fundamental, um sinal para o micélio do cogumelo de que pode começar a formar um corpo de fruto de cogumelo.

Mas não é necessário comprar lâmpadas de cultivo caras!

Os cogumelos precisam de luz por razões diferentes das das plantas. A luz indireta de uma janela é perfeitamente adequada para o crescimento normal dos cogumelos. Se não tiveres uma janela com luz adequada, podes usar uma simples corda de luz LED ou deixar uma luz acesa na divisão onde está o bloco de cogumelos.

NÍVEL 1: O que é necessário

  • Um kit de cultivo de cogumelos
  • Frasco de spray

Opcional

  • Construir um SGFC
  • Cobertura de plástico para tenda de humidade

NÍVEL 2: A partir da semente

OK, então já teve sucesso com um kit de cultivo de cogumelos e compreende as noções básicas do que os cogumelos precisam para crescer.

Chegou o momento de cultivar cogumelos a partir de sementes pré-fabricadas!

Este nível seguinte permite-te explorar diferentes métodos e substratos, cultivar cogumelos por diversão ou com fins lucrativos, e brincar com uma tonelada de espécies diferentes.

As possibilidades são quase infinitas! Com a semente pré-fabricada, não tem de se preocupar com a gestão das culturas ou com os pratos de ágar. Basta adicionar a semente ao seu substrato, colonizar e frutificar!

Cultivo de cogumelos em substratos com baixo teor de nutrientes

Utilizar semente pré-fabricada para crescer em palha ou noutros substratos pouco nutritivos é um ótimo ponto de partida.

Para isso, não é necessário utilizar uma panela de pressão, um autoclave ou um exaustor de fluxo laminar, basta "pasteurizar" o material a granel para que o micélio da semente em grão possa colonizar o substrato antes que a contaminação se instale.

Uma maneira fácil de o fazer em casa é pasteurizar o substrato num recipiente grande ou numa geleira. Basta adicionar água quente ao substrato e deixá-lo durante a noite. Assim que arrefecer, pode adicionar a sua semente!

Outra forma de "pasteurizar" eficazmente este tipo de substratos é utilizar a pasteurização com água fria e cal. Este é um método sem calor para preparar um substrato e é mesmo utilizado extensivamente por muitas explorações de baixa tecnologia em todo o mundo.

Os bons substratos para a pasteurização são palha, coco e pellets de combustível de madeira dura. Estes materiais são naturalmente pobres em nutrientes, mas ainda assim são apropriados para muitos tipos de cogumelos - especialmente ostras.

Cultivo de cogumelos em substratos com maior teor de nutrientes

Alguns cogumelos, como o Shiitake, não se desenvolvem em palha ou coco, necessitando de substratos mais apropriados, como sejam serradura suplementada com farelo. Os substratos suplementados com farelo são mais nutritivos e precisam de ser esterilizados antes da inoculação com semente.

Neste caso, é necessária uma panela de pressão ou um autoclave. Também será difícil inoculá-los sem uma capela de fluxo laminar, embora possa ser feito numa "caixa de ar parado".

Consulte este artigo para saber tudo sobre as diferentes formas de utilizar a semente pré-fabricada.

NÍVEL 2: O que é necessário

  • Espécimes pré-fabricados
  • Substratos com baixo teor de nutrientes, como coco-coir ou palha
  • Recipiente para cultivo de cogumelos, como sacos de cultivo, sacos ou tubos de polietileno

Opcional :

  • Panela de pressão
  • Cal hidratada (para pasteurização a frio)

NÍVEL 3: Trabalho em ágar

Se já domina o ambiente de cultivo de cogumelos e já brincou com diferentes substratos e métodos de preparação de substratos, está na altura de entrar no laboratório...

É aqui que começa a verdadeira diversão!

Aperfeiçoar o trabalho com ágar permite-lhe fazer a sua própria semente de cereais , salvar culturas a longo prazo, cogumelos clones da natureza, e até desenvolver novas estirpes a partir de esporos !

Mais uma vez, não precisa absolutamente de uma campânula de fluxo (quase tudo pode ser feito com uma "caixa de ar parado"), mas tornará tudo muito mais fácil.

Fazer os seus próprios pratos

O trabalho com ágar começa com o fabrico das suas próprias placas. O processo envolve geralmente deitar ágar esterilizado em placas de Petri em frente a um exaustor de fluxo laminar.

Existem muitas receitas diferentes para este efeito, mas uma boa receita para começar é uma receita simples de ágar de extrato de malte, que é adequada para quase todas as espécies.

Pode utilizar placas para armazenar culturas, propagar e expandir a sua coleção e guardar novas estirpes para utilização futura. Se forem devidamente armazenadas e cuidadas, as culturas podem durar muitos anos antes de precisarem de ser substituídas.

Produção de sementes de cereais

Assim que tiver uma cultura viável numa placa de ágar, pode utilizá-la para fazer a sua própria semente de grão a partir do zero. Não precisa de voltar a comprar semente de grão!

O processo de produção de semente de cereais não é para toda a gente... mesmo algumas grandes quintas preferem comprar semente em vez de a produzirem elas próprias. Mas se conseguir dominar o processo, vale 100% a pena, na minha opinião. Sabe bem ter controlo sobre todo o processo - como se tivesse os seus próprios super-poderes de cultivo.

Produção de culturas líquidas

Pode utilizar culturas em placas de ágar como forma de iniciar as suas próprias culturas líquidas (LC's).

As LC's são vantajosas, porque podem ser propagadas sem a utilização de um exaustor ou mesmo de um SAB. Se forem armazenadas em frascos de pedreiro com orifícios de injeção "auto-cicatrizantes", pode utilizar uma seringa para extrair a cultura do frasco e injectá-la num frasco de semente de cereais ou mesmo num bloco de frutificação.

Pode até comprar seringas de cultura em vários sítios online (como o Mycelium Emporium) e usá-las para fazer os seus próprios frascos cheios de culturas de LC. Pode aumentar a sua coleção rapidamente!

Clonagem de cogumelos

Já alguma vez viste uma espécie bonita na floresta e pensaste como seria fixe cultivá-la em casa? Podes fazer isso com pratos de ágar! ( dependendo da espécie, claro )

O domínio da técnica estéril com pratos de ágar permite clonar cogumelos em casa, de modo a encontrar estirpes selvagens, fazer cópias genéticas de cogumelos de supermercado ou mesmo clonar alguns dos frutos mais interessantes que conseguiu cultivar.

NÍVEL 3: O que é necessário

  • Uma hotte de fluxo laminar
  • Equipamento de laboratório
  • Culturas
  • Muito, muito mais...

Opcional :

  • Sinceramente, nunca acaba. Se entrar na toca do coelho, vai encontrar mais coisas para utilizar no seu "hobby" em todo o lado.

Isto é apenas o início.

A arte do cultivo de cogumelos é uma busca incessante de aprendizagem, tentativas, fracassos e iterações.

A boa notícia é que, onde quer que esteja na sua jornada de cultivo de cogumelos, há sempre mais para aprender!

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.