Ashwagandha vs. Rhodiola: confronto de ervas adaptogénicas

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

O stress é inevitável: quer seja físico ou mental, estamos constantemente a sofrer de stress. É impossível eliminar todas as fontes de stress da nossa vida: não podemos fugir dele - nem o queremos fazer.

No entanto, pode encorajar o seu corpo a adaptar-se e a reagir adequadamente ao stress com certas plantas e suplementos. Estas ervas são chamadas adaptogénicas porque ajudam a tornar o corpo mais resistente a diferentes tipos de stress.

O debate Ashwagandha vs. Rhodiola são duas ervas apoptogénicas bem estudadas e utilizadas há séculos na medicina tradicional - mas qual é a mais indicada para si?

Principais utilizações e benefícios do Ashwagandha

Pode encontrar Ashwagandha, ou cientificamente, Withania somnifera, em todo o norte de África, no Levante e no sul da Ásia, desde a China até ao Iémen.

Este adaptogénio está disponível nas formas de extrato em pó, cápsulas, comprimidos e extrato líquido.

A medicina ayurvédica indiana é particularmente apreciadora da ashwagandha, tirando partido das suas propriedades adaptogénicas há mais de três mil anos.

1. reduz os níveis de cortisol

Vamos diretamente para a questão do stress, sim? Muitas pesquisas mostram que o Ashwagandha é especialmente benéfico para reduzir os níveis de cortisol, que é a temida hormona do stress. (1)

2. diminui os níveis de açúcar no sangue

Vários estudos realizados em doentes com diabetes revelaram que o Ashwagandha conseguiu reduzir os níveis de açúcar no sangue, tendo um estudo concluído que era tão eficaz como os medicamentos prescritos para a diabetes. (2),(3)

3. reduz os sintomas de ansiedade e depressão

A ashwagandha é particularmente bem estudada pelas suas qualidades anti-ansiedade e anti-depressão. Quando pessoas com stress crónico tomaram ashwagandha para um estudo, relataram uma redução de 60% nos sintomas, incluindo insónias. (4)

4. ajuda a equilibrar as hormonas masculinas

Quando se trata de ashwagandha vs. rhodiola para a saúde dos homens, não há dúvida de que ashwagandha é a escolha óbvia para apoiar níveis saudáveis de testosterona.

Não só aumenta a testosterona, como também pode melhorar a fertilidade, aumentando a contagem, mobilidade e qualidade dos espermatozóides. (5)

5. melhora a memória e a concentração

A ashwagandha tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que significa que pode proteger as células nervosas do cérebro contra danos, stress oxidativo e doenças. Estudos mostram que as pessoas que tomam ashwagandha apresentam melhor memória e concentração. (6)

6. reduz a inflamação

Vários estudos examinaram a capacidade da ashwagandha de reduzir e proteger contra a inflamação. Os antioxidantes da ashwagandha também podem estimular as células assassinas naturais, que são essenciais para defender o corpo contra doenças invasoras e apoiar o sistema imunitário. (7)

Principais utilizações e benefícios da Rhodiola

A Rhodiola rosea tem vários nomes, incluindo raiz árctica, raiz dourada e coroa do rei. Ao contrário da ashwagandha, pode encontrar a rhodiola nas regiões do norte da Europa e da Ásia - incluindo no alto das montanhas. A Rússia, a Coreia e a China tiraram partido dos benefícios terapêuticos da rhodiola durante séculos.

A rhodiola pode ser comprada em três formas: extrato em pó, extrato líquido e cápsulas ou comprimidos.

Semelhante à ashwagandha, a rhodiola é outro adaptogénio com os seus próprios métodos de ação, antioxidantes e benefícios.

1. reduzir os sintomas de depressão

Os adaptogénios são excelentes suplementos para apoiar a saúde mental porque estimulam uma química cerebral equilibrada. Os investigadores acreditam que a rhodiola pode equilibrar os neurotransmissores no seu cérebro - um trabalho normalmente realizado por medicamentos antidepressivos. (8)

Os participantes em ensaios clínicos relataram uma redução dos sintomas depressivos e das insónias e as pessoas que tomaram doses mais elevadas registaram mesmo uma melhoria da autoestima. (9)

2. mantém o cérebro afiado

Quando se trata de ashwagandha vs. rhodiola, a rhodiola é a resposta para melhorar a energia mental. É tão potente que até melhora a energia em pessoas com síndrome de fadiga crónica. (10) As pessoas começaram a notar mudanças notáveis no seu humor e qualidade de vida após apenas uma semana a tomar rhodiola.

3. apoia um nível saudável de açúcar no sangue e de insulina

A rodiola suporta um nível saudável de açúcar no sangue porque ajuda o corpo a mover a glicose para as células. Além disso, estudos em ratos descobriram que a rodiola pode ajudar a controlar a diabetes. (11) Como níveis elevados de cortisol (hormona do stress) durante um longo período aumentam os níveis de açúcar no sangue, não seria surpreendente se as propriedades de alívio do stress da rodiola também desempenhassem um papel na sua capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

4. melhora a energia física e a resistência

Os atletas e soldados russos tiram partido da rhodiola há décadas, graças à sua capacidade de melhorar o desempenho físico. É o potenciador de desempenho ideal sem drogas. (12)

A Rhodiola actua fazendo com que o exercício pareça menos cansativo, pelo que é excelente para quem é novo no exercício e precisa de um empurrãozinho extra para aguentar os seus treinos extenuantes.

Potenciais efeitos secundários e interacções

Tal como qualquer outra substância no planeta, a rhodiola e a ashwagandha têm os seus próprios conjuntos de efeitos secundários e interacções.

A rodiola pode estimular o sistema imunitário, baixar o açúcar no sangue e reduzir a tensão arterial. Por estas razões, qualquer pessoa com uma doença autoimune, diabetes ou tensão arterial baixa (ou que tome medicação para a tensão arterial) deve provavelmente evitar a rodiola.

A ashwagandha pode estimular o sistema imunitário, baixar os níveis de açúcar no sangue, baixar a tensão arterial, estimular a tiroide e relaxar o sistema nervoso central. Qualquer pessoa com uma doença autoimune, diabetes, tensão arterial baixa ou uma tiroide hiperactiva (ou a tomar medicação) deve falar com um médico antes de tomar ashwagandha.

Também é importante evitar tomar sedativos com a ashwagandha devido ao seu poderoso efeito no sistema nervoso central. A Rhodiola não tem interacções medicamentosas conhecidas.

As mulheres grávidas e lactantes não devem tomar nenhuma destas ervas, pois a sua segurança ainda não está confirmada.

Ashwagandha Vs. Rhodiola: Qual é o melhor para si?

Agora já conhece os benefícios e os efeitos secundários da ashwagandha e da rhodiola, mas como decidir qual o suplemento mais adequado para si?

Se só puder adicionar um suplemento à sua rotina, utilize a resposta a esta pergunta como fator de decisão: quer uma substância que estimule ou relaxe o sistema nervoso central?

  • Se a sua principal preocupação é a ansiedade, o sono e o relaxamento do cérebro, opte pela ashwagandha.
  • Se o que precisa é de energia e resistência física, escolha a rodiola.

Não há nenhuma razão especial para não combinar ashwagandha e rhodiola para obter os melhores benefícios.

Muitas pessoas gostam da energia calmante e concentrada que obtêm ao tomar os dois suplementos em conjunto.

Cada erva tem as suas propriedades e benefícios únicos, por isso, porque não tirar partido de ambos em simultâneo?

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.