9 dos melhores chás para alergias: espirros, corrimento nasal, comichão nos olhos

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Quando se sofre de sintomas de alergia sazonal, todos os dias são uma batalha constante.

Será capaz de respirar ou os alergénios vão sufocá-lo hoje?

As alergias são incrivelmente comuns: cerca de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem de alergias sazonais, como a febre dos fenos, todos os anos. (1)

Não ajuda o facto de o aquecimento do clima estar a agravar muito os níveis de pólen e as alergias associadas.

Todos os anos, as estações das alergias tornam-se mais longas e mais intensas. (2)

O melhor chá para as alergias pode ajudar a proporcionar algum alívio para evitar a perda de trabalho e de oportunidades.

Os melhores chás para as alergias

É claro que mesmo os melhores chás para as alergias não são uma cura milagrosa.

No entanto, as alergias resultam de um sistema imunitário hiperativo. Algumas substâncias presentes nos chás podem ajudar a equilibrar o sistema imunitário.

Alguns chás contêm compostos e bioflavonóides que podem funcionar como anti-histamínicos naturais para ajudar a aliviar os sintomas da alergia. Entretanto, outros apenas facilitam a respiração.

1. chá de urtiga

A maioria dos ocidentais provavelmente nunca ouviu falar de urtiga, mas esta planta é um elemento básico da medicina herbal egípcia.

Estudos sobre a urtiga mostram que esta planta modesta é muito promissora no tratamento da febre dos fenos e dos sintomas de alergia sazonal, bloqueando os receptores de histamina e fornecendo propriedades anti-inflamatórias. (3)

A urtiga pode também ajudar a reduzir a inflamação associada às alergias sazonais. Estudos mostram que a urtiga pode ter propriedades anti-inflamatórias ao suprimir as hormonas responsáveis pelo desencadeamento da inflamação no corpo. (4)

O chá de urtiga é de uma marca de confiança. A urtiga fresca pode ser perigosa ao toque.

2. chá preto com pólen de abelha

Por si só, o chá preto fornece alguns antioxidantes fantásticos para o sistema imunitário. No entanto, o chá preto brilha realmente como um recipiente para o pólen de abelha.

Embora não existam muitas provas científicas que sustentem esta afirmação, muitas pessoas juram que o pólen de abelha pode ajudar nos sintomas das alergias sazonais.

Além disso, o mel local também pode ajudar, uma vez que contém vestígios de pólen de abelha.

Alguns dos tratamentos de alergia mais eficazes atualmente são imunoterapias que funcionam treinando o seu sistema imunitário para não libertar histaminas através da introdução de quantidades vestigiais de alergénios como o pólen, o pelo ou a ambrósia. (5)

Tenha em atenção que, se for alérgico a abelhas, o consumo de pólen de abelha pode ser extremamente perigoso e causar uma reação alérgica, por isso proceda com cuidado.

3. extrato de cogumelo Reishi

Ao contrário de muitas ervas, que podem estimular um sistema imunitário já hiperativo e potencialmente piorar os sintomas de alergia, os cogumelos medicinais como o reishi podem equilibrar o sistema imunitário.

As pessoas que sofrem de alergias podem encontrar um grande alívio no extrato de reishi que, segundo estudos, tem um efeito anti-histamínico natural que acalma o sistema imunitário e impede a libertação de histamina (6, 7).

Uma vez que os extractos de cogumelos como o reishi estão repletos de antioxidantes e têm efeitos secundários mínimos (se é que têm algum), vale a pena tentar aliviar as alergias do outono ou da primavera.

4. chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta pode não ter um grande conjunto de provas científicas que comprovem a sua eficácia para melhorar a resposta alérgica.

No entanto, a ciência mostra que o chá de hortelã-pimenta pode aliviar as alergias devido aos seus benefícios para a saúde no que diz respeito às passagens nasais e ao sistema respiratório (8).

Não há dúvida de que a hortelã-pimenta tem propriedades anti-inflamatórias, descongestionantes e antibacterianas. É provavelmente por isso que os estudos sugerem que o chá de hortelã-pimenta alivia os sintomas comuns de constipação ou alergia, como corrimento nasal, espirros e congestão. (9)

5. chá de carqueja

Não, não é cerveja-manteiga - a butterbur, também chamada coltsfoots, cresce em zonas pantanosas e tem um aspeto semelhante ao ruibarbo.

Um estudo revelou que o extrato de petasite pode impedir a libertação de histaminas para combater as alergias e a febre dos fenos, a par do Allegra. (10)

Mas o extrato de petasite tem uma vantagem importante que a maioria dos medicamentos tradicionais para as alergias não tem: não o deixa sonolento.

Tenha em atenção que alguns especialistas dizem que a petasite pode ser prejudicial para o fígado em grandes doses, por isso fale com o seu médico ou profissional de ervas antes de se abastecer de saquetas de chá de petasite para a época das alergias.

6. erva-mate

A erva-mate é um chá com elevado teor de cafeína, habitualmente consumido nas regiões montanhosas da América Latina.

Alguns especialistas afirmam que as substâncias presentes na erva-mate dizem ao seu corpo para produzir corticosteróides, o que, a ser verdade, ajudaria a aliviar os sintomas de alergia, como olhos lacrimejantes e nariz a pingar.

O que sabemos é que a erva-mate contém compostos chamados saponinas que podem fornecer propriedades anti-inflamatórias naturais para ajudar a reduzir a congestão e outros sintomas dolorosos de alergia. (11)

A erva-mate também está repleta de antioxidantes e cafeína, que podem ajudar a melhorar a concentração e a energia quando não se está a sentir bem devido a alergias graves.

7. chá Rooibos

O Rooibos é tecnicamente um chá de ervas, por isso é completamente isento de cafeína.

Originário da África do Sul, o rooibos provém de uma planta totalmente diferente dos verdadeiros chás, como o chá preto e o chá verde.

No chá de rooibos, uma substância chamada quercetina é a estrela do espetáculo pelo seu potencial para impedir a libertação de histaminas e proporcionar alívio para a rinite alérgica. (12)

8. chá verde

O chá verde contém muitos antioxidantes, como o EGCG, que a investigação mostra que pode ter propriedades anti-inflamatórias para ajudar a abrir as passagens nasais. (13)

Adicione uma dose de vinagre de cidra de maçã à sua chávena de chá verde para ajudar a desalojar o muco irritante e a congestão.

9. chá de gengibre

O gengibre é um dos remédios naturais mais bem estudados para a inflamação.

As pessoas que sofrem de alergias sabem muito bem que a maior parte dos sintomas dolorosos, como a congestão e a comichão nos olhos, são causados pela inflamação.

Estudos mostram que o gengibre pode reduzir os compostos inflamatórios na corrente sanguínea, o que, em última análise, pode aliviar as alergias.

O gengibre pode ser consumido de todas as formas que desejar para colher os seus benefícios para a saúde! A investigação não encontrou qualquer diferença entre o gengibre fresco ou seco em termos de alívio da inflamação. (14)

A investigação sobre o gengibre especificamente para o alívio das alergias ainda está em curso, por isso fique atento a mais informações.

A linha de fundo

Os melhores chás para alergias não são, certamente, a solução definitiva para as alergias sazonais. No entanto, à medida que as épocas de alergias se tornam mais longas e mais intensas, escolher os chás certos para a sua despensa pode ajudar a aliviar alguns sintomas e tornar a vida um pouco mais fácil.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.