Telluride Mushroom Festival - Deve ir?

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Consegue imaginar um lugar onde, todos os anos, centenas de pessoas se reúnem para caçar cogumelos, beber cerveja de cogumelos, vestir-se como os seus fungos favoritos e celebrar o maravilhoso mundo dos cogumelos?

Parece uma loucura, mas este acontecimento único e incrível é 100% real.

Chama-se Festival Anual de Cogumelos de Telluride e, se tiver algum interesse em cogumelos, deve definitivamente considerar ir.

O que é o Telluride Mushroom Festival?

O Festival de Cogumelos de Telluride é um evento anual que se realiza no alto das Montanhas Rochosas, em agosto, e que, como é óbvio, tem lugar na cidade de Telluride, no Colorado.

É um encontro de vários dias que celebra os cogumelos com palestras, incursões, aulas de culinária com cogumelos, workshops de cultivo de cogumelos e sim.... até um desfile.

Que tipo de eventos existem?

Há mais do que suficiente para fazer no festival, quer se seja totalmente novo no mundo dos cogumelos, quer se seja um veterano do quinto reino.

1. incursões

A caça aos cogumelos em Telluride é uma experiência especial e será certamente um ponto alto da sua viagem.

Especialmente se já se interessou por caçar cogumelos selvagens, mas ficou um pouco nervoso por não o fazer sozinho.

O festival organiza 3 a 4 incursões diárias, conduzidas por micologistas especializados e por pessoas familiarizadas com os cogumelos da região.

Encontrará facilmente os melhores locais para ir, o que procurar e como identificar todos os diferentes tipos de cogumelos - comestíveis, venenosos e outros que podem apenas ter algumas características interessantes.

Há também algumas incursões de um dia inteiro, para as quais é necessário inscrever-se com antecedência, e que se estendem até às montanhas circundantes.

Como é que as incursões são organizadas?

As pessoas inscrevem-se para as incursões na Ópera de Sheridan, no centro da cidade. Não se esqueça de chegar cedo para reservar o seu lugar!

Por vezes, há autocarros que conduzem até ao local de recolha, mas se tiver um veículo, é preferível conduzir você mesmo ou partilhar o carro.

Durante a incursão, todos os elementos do grupo se dirigem para o bosque e recolhem o máximo de cogumelos que conseguem encontrar. Depois, reúnem-se todos, seleccionam todos os cogumelos e o chefe da incursão ajuda a identificá-los, indicando quais são comestíveis, quais são venenosos e quais têm características interessantes.

Tipos de cogumelos

Existe uma enorme diversidade de cogumelos perto de Telluride, mas as principais atracções são os Chanterelles e os Porcini.

Encontrará também Sarcadon, Ostras, Shaggy Mane, outros tipos de Boletes, Agaricus e muitas Amanita Muscaria.

Devido à altitude, é possível encontrar Morilles, apesar de o festival se realizar em agosto!

2. tenda de identificação de cogumelos

No centro da cidade, há uma área comum com muitos stands e tendas montadas. Há uma série de vendedores que vendem t-shirts muito fixes e únicas, comida, arte e outros artigos relacionados com cogumelos.

Mas a grande atração é a tenda de identificação de cogumelos.

Trata-se de uma área onde estão expostos todos os tipos de espécies de cogumelos, pelo que pode vê-los todos ao mesmo tempo, mesmo que não vá fazer uma incursão.

Por exemplo, se alguém encontrar um Amanita muscaria, colocá-lo-á na tenda, junto a um cartaz com informações sobre esse cogumelo, para que todos possam observá-lo ao longo do festival.

A tenda também tem micologistas voluntários especializados que o podem ajudar a identificar os cogumelos que encontra na natureza. É uma experiência única e uma das formas mais rápidas de melhorar as suas capacidades de identificação de cogumelos!

3. palestras

Se quiser mergulhar a fundo no mundo dos cogumelos, vai querer assistir às palestras.

Há uma variedade de palestras de especialistas, durante todo o dia, todos os dias, sobre todo o tipo de temas.

As palestras podem variar de:

  • Mergulhar na ciência dos cogumelos, classificação, novos avanços no mundo da micologia
  • Palestras sobre cogumelos funcionais e medicinais
  • Oradores principais, como Paul Stamets e Tradd Cotter, que falam sobre temas gerais relacionados com cogumelos
  • Projeção de filmes como Fantastic Fungi, Know Your Mushrooms, etc.

As conferências têm lugar em vários locais e muitas delas estão sempre cheias, por isso, se tem uma palestra a que quer ir, certifique-se de que chega cedo.

4. workshops, aulas e eventos especiais

Há também workshops e aulas, que geralmente não estão incluídos nos passes do festival, mas que são muito fixes e vale a pena ver.

Alguns destes workshops são de um dia inteiro, como os cursos práticos de cultivo de cogumelos ou os cursos de micoremediação, enquanto outros são de apenas algumas horas, como as aulas de culinária. Esta é uma oportunidade para mergulhar fundo e aprender uma nova competência num período de tempo muito curto.

Há também outros eventos, como o jantar de "alimentos selvagens", organizado por Katrina Blair. Vai-se para o bosque e recolhe-se uma variedade de cogumelos e plantas comestíveis, e depois desfruta-se de um jantar feito com o que se apanhou. É um evento super único. Eu própria não fui, mas as pessoas com quem falei que foram consideram-no um ponto alto da viagem.

5) Desfile

É claro que há o desfile.

Para ser sincero, o desfile em si não é mau, mas a sua essência é o que importa: todos estão bem-dispostos e celebram uma paixão comum pelos fungos, o que o torna um evento especial.

Durante o desfile, as pessoas vestem-se de cogumelos (há prémios para os mais bem vestidos), tocam tambores e cantam e dançam pelo centro da cidade.

O famoso camião que se parece com uma Amanita muscaria também faz parte do desfile.

Para além de deixar tudo à solta, vai conhecer muitas pessoas fantásticas.

Há também muitos eventos noturnos onde se pode conviver, beber cervejas de cogumelos e passar um bom bocado.

Temas

Todos os anos, o festival tem um determinado tema, que orienta muitas das palestras e outros eventos.

Em 2019, Denver Colorado tinha descriminalizado os cogumelos psilocibina, pelo que o tema principal desse ano era "Curar a mente, curar o planeta".

Houve muitas palestras sobre novas investigações no domínio das substâncias psicadélicas e, mais especificamente, sobre formas promissoras de a psilocibina poder ter um impacto benéfico na saúde mental.

As 3 principais razões para ir

1. Telluride é linda

Mesmo que não goste de cogumelos, Telluride é incrivelmente bonita. Há imensas caminhadas, explorações e bons momentos para passar. A cidade em si está a 8750 pés, e as montanhas circundantes têm mais de 14.000 pés, tornando-a um banquete para os sentidos.

2. vai tornar-se melhor na identificação de cogumelos

Esta é uma das melhores formas de aumentar o nível das suas capacidades de identificação.

Os chefes de expedição e os micologistas no teste de identificação fazem um excelente trabalho para o ajudar a aprender a identificar as diferentes espécies de cogumelos.

Há algo de especial em segurar realmente um cogumelo na mão enquanto se aprende sobre ele, e não há melhor sítio para o fazer do que Telluride.

3. vai fazer novos contactos

A comunidade dos cogumelos é fantástica e este festival é a oportunidade perfeita para conhecer pessoas fixes. Em geral, as pessoas estão bem-dispostas e é muito divertido contactar com pessoas que partilham uma paixão semelhante.

Esta é uma das principais razões pelas quais, se for ao festival uma vez, é provável que queira voltar uma e outra vez.

Dicas para Telluride

1. obter bilhetes antecipados

Muitas pessoas perguntam porque é que os bilhetes para Telluride são tão caros, e é uma pergunta justa. Não é definitivamente uma coisa super barata de se fazer. Dito isto, normalmente pode poupar muito dinheiro se comprar os seus bilhetes com antecedência. Normalmente são postos à venda em janeiro.

Os passes completos para o festival esgotam de facto! Compre os seus bilhetes com antecedência para garantir o seu lugar.

2) Reserve o seu quarto ou parque de campismo com antecedência

Durante o verão, há muita coisa a acontecer em Telluride, por isso, assim que adquirir os seus bilhetes, não se esqueça de reservar um lugar para ficar. Há muitos alojamentos na própria cidade e praticamente tudo o que precisa está a uma curta distância a pé.

Se estiver a planear acampar, existem alguns parques estatais e parques de campismo na zona. Mais uma vez, estes estarão muito ocupados, pelo que deverá reservar o seu lugar o mais cedo possível.

Há um parque de campismo mesmo na cidade que é o primeiro a chegar, primeiro a ser servido. Se quiser ficar lá, certifique-se de que planeia reclamar o seu lugar um dia antes do início do festival e tenha um plano de reserva para o caso de estar cheio.

3) Inscreva-se nas incursões e apareça cedo nos eventos

Estou a ser um pouco repetitivo, mas não se esqueçam de aparecer cedo para se inscreverem nos eventos, especialmente nas incursões, que estão SEMPRE cheias.

Para garantir um lugar, deve estar na Sheridan Opera House, no centro da cidade, pelo menos uma hora antes do início das incursões.

4. planear os seus dias

Há mais coisas para fazer do que tempo para as fazer. Não se esqueça de consultar previamente o calendário e planear os seus dias.

Pode encontrar o calendário e mais informações sobre o festival do ano em curso em tellurideinstitute.org.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.