Como evitar ficar doente

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

Conheces a sensação.

Começa com alguns espirros e talvez uma ou duas tosses, depois talvez uma dor de garganta, a seguir um nariz a pingar, possivelmente alguma congestão e, quando damos por isso, estamos doentes.

É uma sensação horrível e, infelizmente, algo que a maioria de nós experimentará nas suas vidas vezes sem conta.

De facto, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, as constipações comuns são a principal razão pela qual as crianças faltam à escola e os adultos faltam ao trabalho. Todos os anos, milhões de americanos apanham a constipação comum - os adultos apanham, em média, 2-3 constipações por ano, enquanto as crianças apanham ainda mais. (1)

E no que diz respeito à gripe, o CDC informou que, apenas num período de seis meses, entre o final de 2018 e o início de 2019, foram registados entre 37,4 milhões e 43 milhões de casos de gripe. (2)

Então, como é que se evita ficar doente quando isso parece uma tarefa quase impossível?

Bem, há formas de reduzir os seus factores de risco. Por um lado, a maioria dos médicos recomenda a vacinação contra a gripe todos os anos, especialmente durante a época da gripe no outono e no inverno. Dito isto, a vacina da gripe apenas ajuda a proteger contra certas estirpes do vírus da gripe, não contra todas. (3)

Continue a ler para descobrir mais formas naturais de se manter bem, independentemente da altura do ano em que nos encontramos.

8 maneiras de evitar ficar doente

Os vírus da gripe e da constipação comum propagam-se através da infeção por gotículas: quando uma pessoa infetada tosse ou espirra, as gotículas que contêm os vírus são libertadas no ar, razão pela qual é tão fácil a propagação dos germes.

Embora não haja cura para a constipação ou gripe, há algumas medidas práticas que pode tomar para diminuir as suas hipóteses de apanhar uma constipação ou outra infeção viral.

1. dormir o suficiente

Provavelmente já sabe que o sono é um fator importante no seu bem-estar mental, físico, emocional e geral, porque é durante o sono que o seu corpo se cura e restaura, e tem um impacto direto no seu sistema imunitário. (4)

Além disso, uma deficiência contínua de sono está associada a um risco acrescido de doenças cardíacas, hipertensão arterial e acidentes vasculares cerebrais, entre outras doenças. (5) Embora as necessidades variem, a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite.

Para garantir uma boa noite de sono, deixe de lado o telemóvel ou qualquer outro aparelho eletrónico pelo menos 30 minutos antes de se deitar e tente ler um livro ou uma revista, o que ajudará a reduzir a estimulação e a preparar melhor o seu corpo para o descanso.

2. seguir um regime alimentar saudável

Uma dieta equilibrada com uma variedade de legumes frescos, frutas, proteínas e cereais integrais é essencial para uma boa saúde. Mas se o seu corpo não estiver a receber o suficiente dos nutrientes e vitaminas de que necessita, então a sua função imunitária pode ficar comprometida.

Um estudo realizado em ratos em 2018 descobriu que a fibra alimentar pode proteger contra a gripe e reforçar o sistema imunitário. (6) Além disso, embora a vitamina C não seja uma panaceia para a prevenção de constipações ou gripes, a investigação descobriu que é uma forma segura, barata e consistente de reduzir a duração e a gravidade das constipações. (7)

Limite a ingestão de alimentos processados, açúcares refinados e gorduras não saudáveis e o seu corpo colherá os frutos.

3. praticar uma boa higiene

Muitos vírus e bactérias vivem em superfícies, quer se trate da maçaneta de uma porta, do rato de um computador ou do dinheiro que tem no bolso. Pode infetar-se simplesmente tocando numa superfície contaminada e depois tocando no rosto, nariz, olhos ou boca.

Para minimizar o risco de infeção, certifique-se de que lava as mãos regularmente ao longo do dia. A lavagem das mãos é uma óptima forma de manter os germes afastados, mas se não tiver água e sabão disponíveis, pode utilizar desinfectantes para as mãos ou toalhetes antibacterianos. Certifique-se apenas de que não contêm triclosan - o ingrediente controverso foi banido dos produtos de sabão pela FDA em 2016, mas ainda se encontra em muitosdesinfectantes para as mãos (8)

4. manter-se hidratado

A água ajuda a transportar nutrientes e oxigénio para as células, elimina as bactérias da bexiga, ajuda a digestão, estabiliza o ritmo cardíaco, protege os órgãos e os tecidos e muito mais. (9) No entanto, quantos de nós bebem realmente tanta água como é suposto beber diariamente?

Os médicos da Harvard Medical School sugerem que 4 a 6 chávenas por dia são geralmente suficientes para pessoas saudáveis, mas se tiver determinadas condições de saúde ou se fizer exercício físico rigoroso, é melhor falar com o seu profissional de saúde para se certificar de que está a tomar a quantidade certa.

5) Afastar-se de pessoas doentes

Pode parecer óbvio, mas vale a pena mencionar.

Se estiver num escritório com colegas de trabalho doentes, tente reduzir ao mínimo as interacções pessoais, utilize desinfectantes para as mãos sem triclosan, não partilhe canetas, utensílios ou chávenas e limpe as superfícies em que eles tocaram.

E não tenha medo de os encorajar a ficar em casa - afinal, os dias de baixa existem por uma razão.

6. fazer mais exercícios

Não é segredo que a atividade física regular pode melhorar a sua saúde geral e reduzir o risco de uma série de doenças crónicas e doenças que vão desde o stress e a ansiedade até às doenças cardíacas, obesidade, tensão arterial elevada e diabetes. Mas e a constipação ou gripe comum?

Bem, um estudo de 2016 em adultos descobriu que o exercício (e a meditação) melhorava a função imunitária e reduzia o risco de infecções respiratórias agudas e doenças respiratórias. (10)

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda 2,5 horas a 5 horas de atividade física aeróbica de intensidade moderada todas as semanas. (11)

7. minimizar o consumo de álcool

Notícia de última hora: Beber muitos líquidos não significa consumir grandes quantidades de álcool.

Há muito que os estudos demonstram que o consumo excessivo de álcool está relacionado com muitos efeitos adversos da resposta imunitária, incluindo a suscetibilidade à pneumonia, enquanto que as investigações mais recentes indicam que também pode provocar infecções respiratórias agudas, certos tipos de cancro e uma cicatrização mais lenta. (12)

Embora alguns benefícios para a saúde tenham sido associados ao consumo de vinho tinto com moderação, tenha em mente que muitos estudos que fazem estas afirmações são inconclusivos.

8) Tomar suplementos que reforcem a imunidade

A adição de suplementos que reforçam o sistema imunitário, como probióticos, zinco e extractos de cogumelos, pode ser uma forma eficaz e natural de manter a saúde geral. Dado que 70 a 80 por cento das células do sistema imunitário se encontram no intestino, não é de surpreender que os probióticos estejam diretamente ligados a um sistema imunitário saudável.(13)

Vários estudos descobriram também que os cogumelos são altamente anti-inflamatórios e repletos de antioxidantes, como o selénio, que desempenha um papel fundamental na função imunitária (14).

Os cogumelos são também uma boa fonte de prebióticos, que promovem a saúde intestinal. (14) Consulte o nosso guia sobre estimulantes naturais do sistema imunitário indispensáveis para obter ainda mais opções.

Como evitar ficar doente durante uma viagem

Viajar é um dos maiores prazeres da vida, mas também pode ser uma das maiores festas de germes gigantes da vida! Quer seja a pé, de avião, de comboio ou de automóvel, viajar pode expor-nos a inúmeras bactérias e vírus. Aqui ficam algumas dicas úteis a ter em conta antes da sua próxima grande viagem.

  • Beber água engarrafada, especialmente quando se viaja para o estrangeiro. Beber água da torneira pode ser bom para os habitantes locais, mas as bactérias presentes em algumas águas podem ser desastrosas para os estrangeiros.
  • Planeie com antecedência e tome as vacinas recomendadas para determinadas regiões e destinos.
  • Hidrate-se com água - especialmente quando viajar de avião - para evitar a desidratação e comprometer o seu sistema imunitário.
  • Utilize toalhetes antibacterianos e desinfectantes para as mãos para limpar todas as superfícies em que vai tocar.
  • Embale as suas vitaminas e suplementos como os mencionados acima. E tome-os! Não lhe servirão de nada se ficarem apenas na sua mala.

Fiquem bem, amigos

Ficar doente pode ser uma parte inevitável da vida, mas pode certamente tomar medidas para manter a doença afastada.

Uma dieta saudável, atividade física regular, dormir o suficiente e tomar suplementos naturais são apenas algumas das formas de alcançar uma saúde óptima. Que mais pode fazer?

Marque esta página nos seus favoritos. Assim, da próxima vez que sentir uma constipação a aproximar-se, terá todas as informações essenciais para evitar ficar doente em primeiro lugar.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.