Deve adicionar a espirulina azul à sua dieta?

  • Compartilhar Isso
Jasmine Richardson

As algas podem não parecer o alimento mais apetitoso, mas esta variedade está, na verdade, repleta de nutrientes valiosos que não se encontram em mais lado nenhum.

Como muitas pessoas, pode não se sentir 100% seguro em relação à adição de spirulina à sua dieta. Disneyesco mas são algas, como é que podem ter um sabor minimamente decente?

Hoje, vamos rever tudo o que precisa de saber não só sobre a spirulina, mas também sobre a spirulina azul: o que é, os benefícios para a saúde, como adicioná-la à sua dieta, efeitos secundários e muito mais.

O que é a Spirulina Azul?

A espirulina é derivada de cianobactérias: conhecidas casualmente como algas azuis-verdes e conhecidas nos círculos científicos como Arthrospira platensis.

Pode encontrar a spirulina em muitas misturas de superalimentos em pó devido ao seu potente perfil de nutrientes e aos seus poderosos benefícios para a saúde. Atualmente, os investigadores estão a estudar esta alga para obter resultados promissores no combate ao cancro, anemia, hepatotoxicidade e doenças vasculares.

A Spirulina contém um composto antioxidante especial chamado ficocianina - o seu ingrediente ativo nº 1.

A ficocianina não só dá à spirulina a sua cor azul brilhante, como também fornece poderosas qualidades anti-inflamatórias e de combate aos radicais livres.

Spirulina azul vs. Spirulina verde

A spirulina verde é a alga na sua forma mais básica: os agricultores colhem as algas em lagos ou em ambientes controlados, secam-nas e moem-nas até obterem o conhecido pó azul-esverdeado.

Para fabricar a espirulina azul em pó, os fabricantes extraem a ficocianina das algas e vendem-na na sua forma extraída. Uma vez que este tipo de espirulina em pó não é mais do que a ficocianina na sua forma mais pura, tem um pigmento azul brilhante sem quaisquer vestígios de verde.

As pessoas dizem que o azul é uma das cores mais difíceis de encontrar na natureza, por isso esta variedade de spirulina pode ser a melhor fonte de cor azul natural.

Não só pode utilizar a espirulina azul para abrilhantar os seus pratos, como também obtém uma maior concentração de antioxidantes, uma vez que está a comprar ficocianina pura.

Benefícios da Spirulina para a saúde

Numa colher de sopa de spirulina, alimenta o seu corpo com 11% da ingestão recomendada de ferro, uns impressionantes quatro gramas de proteína, 21% da ingestão recomendada de cobre e muitas vitaminas B para apoiar o metabolismo.

Quais são os benefícios para a saúde da spirulina? As algas azuis-verdes estão repletas de nutrientes para inúmeras possibilidades de apoiar a saúde física e o bem-estar.

1. apoio ao sistema imunitário

Uma investigação da UC Davis descobriu que a spirulina é uma substância poderosa para apoiar o sistema imunitário porque aumenta a produção de citocinas que combatem as infecções. (1)

A espirulina funciona no organismo como um imunomodulador que se mostra promissor na redução da produção de histamina também em animais com alergias.

2. melhorar o potencial de perda de peso

As vitaminas B são necessárias para ajudar o seu corpo a digerir, processar e transformar os alimentos em energia eficiente. Uma vez que a spirulina contém vitaminas B1, B2 e B3, pode ajudar a apoiar o seu metabolismo para os esforços de perda de peso.

Além disso, a spirulina contém quatro gramas de proteína por porção. Prepare um batido de spirulina 30 minutos antes de planear comer uma refeição e veja os seus desejos de apetite diminuírem.

3. perfeito para dietas veganas

Os culturistas veganos regozijam-se: a spirulina é uma das poucas proteínas completas à base de plantas, ou seja, contém todos os nove ácidos essenciais necessários para o crescimento muscular que o seu corpo não consegue produzir por si só.

Adicione uma colher de spirulina ao seu batido pós-treino preferido para obter um aumento extra de aminoácidos, proteínas e antioxidantes.

4. energia natural das vitaminas B

Pode parecer loucura, mas os seres humanos não devem depender do café para obter energia. A maior parte da sua energia deve provir de fontes alimentares integrais.

As vitaminas B ajudam a garantir que os alimentos são utilizados eficazmente como fonte de energia - e a spirulina tem muitas delas.

5. Potente potencial antioxidante

O verdadeiro poder da spirulina reside no seu potencial antioxidante.

O stress oxidativo provoca danos provocados pelos radicais livres que causam inflamação e doenças relacionadas com a idade em todo o corpo.

A espirulina está repleta de ficocianina: um antioxidante impressionante que defende o organismo contra os danos causados pelos radicais livres.

6. reduz a inflamação

A inflamação aguda é irritante, mas a inflamação crónica pode levar ao cancro e até à demência. Felizmente, as suas propriedades antioxidantes fazem da spirulina a solução natural perfeita para combater a inflamação.

Estudos mostram que a ficocianina da spirulina é muito eficaz para inibir a resposta inflamatória. (2)

7) Possíveis propriedades anti-cancerígenas

Embora não seja certamente uma cura milagrosa, a spirulina está atualmente a ser investigada pelas suas propriedades de combate ao cancro.

Em ratos, a toma de um suplemento de espirulina reduziu o tamanho dos tumores cancerígenos. Um estudo realizado com pacientes na Índia revelou que a espirulina fez desaparecer lesões pré-cancerígenas na boca em 45% dos casos. Depois de os indivíduos deixarem de tomar espirulina, as lesões voltaram a aparecer. (3)

Um outro estudo concluiu que a spirulina era mais eficaz no tratamento de lesões orais pré-cancerosas do que o principal medicamento. (4)

8. pode reduzir a tensão arterial

Cerca de um terço dos americanos sofre de tensão arterial elevada, que pode levar a complicações graves como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. (5)

Estudos demonstram que grandes doses de spirulina podem fazer baixar a tensão arterial para níveis normais. (6)

9. pode ajudar a baixar o colesterol

Os níveis elevados de colesterol são outro grande problema nas sociedades ocidentais - especialmente nos Estados Unidos - e aumentam o risco de doença cardíaca. (7)

Felizmente, a spirulina é uma solução natural promissora para reduzir o colesterol "mau" (LDL) e os níveis de triglicéridos. Além disso, as algas azuis-verdes protegem o LDL da oxidação: um fator que contribui para doenças cardíacas graves.

10. pode ajudar a melhorar os sintomas de alergia

Se sofre de febre dos fenos, também conhecida como rinite alérgica, sabe como pode ser frustrante. No entanto, talvez não saiba que a spirulina é um tratamento alternativo bem conhecido (e eficaz) para a febre dos fenos.

Estudos mostram que a espirulina é uma solução natural eficaz para a febre dos fenos, provavelmente devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. (8)

Como utilizar a Spirulina

A espirulina é fácil de incorporar na sua dieta com batidos ou - ainda melhor - taças de batidos.

A tendência das taças de smoothie começou originalmente como taças de açaí em locais com acesso a muita fruta fresca, particularmente no Havai.

Basta misturar o seu batido favorito com uma colher de spirulina em pó. Deite o batido pronto numa tigela e cubra com granola, fruta, frutos secos, sementes, mel, manteiga de frutos secos e qualquer outra coisa que lhe pareça boa.

Na sua forma natural azul-esverdeada, a spirulina tem um sabor a peixe e um cheiro a água de lago que algumas pessoas consideram desagradáveis. No entanto, este cheiro e sabor desaparecem quando a spirulina é misturada no seu sumo ou batido.

A espirulina azul, por outro lado, não tem qualquer cheiro ou sabor a peixe.

A que estar atento

Naturalmente, a spirulina cresce em lagos onde pode ser suscetível à contaminação por escoamento e metais pesados.

Escolha uma marca que cultive a spirulina num ambiente controlado e que efectue testes para detetar contaminantes e metais pesados.

Além disso, deve selecionar uma variedade biológica, sem ingredientes geneticamente modificados e sem quaisquer enchimentos. Certifique-se de que lê o rótulo dos ingredientes para garantir que a sua spirulina não foi cortada com quaisquer enchimentos ou ingredientes desnecessários.

A espirulina azul é natural?

Sim, a espirulina azul é totalmente natural.

É verdade: a tonalidade azul brilhante parece quase sintética ou modificada. No entanto, a ficocianina na sua forma extraída é completamente azul.

Certifique-se apenas de que verifica os rótulos dos ingredientes para se certificar de que o fabricante não adicionou os seus próprios corantes, pigmentos ou outros ingredientes para tornar o produto visualmente mais apelativo.

A espirulina azul é o mesmo que as algas verde-azuladas?

Sim e não.

A Spirulina é uma alga verde-azulada, enquanto a Chlorella é uma alga verde.

Com a espirulina azul, o aspeto azul - a ficocianina - é isolado do resto das algas. Quando escolhe esta variedade azul de espirulina, obtém uma maior concentração de antioxidantes em cada porção. Além disso, pode criar bebidas saudáveis de unicórnio e batidos azuis bonitos.

Se quiser colher todos os benefícios que a spirulina tem para oferecer, precisa de escolher o pacote completo verde-azul.

Efeitos secundários e interacções a considerar

O consumo de spirulina é geralmente muito seguro nas quantidades alimentares médias recomendadas: normalmente algumas colheres de sopa por dia.

Ultrapassar estes limites pode significar uma sobredosagem de vitaminas e minerais específicos, que têm os seus próprios efeitos secundários negativos.

Os contaminantes presentes na spirulina podem danificar gravemente o fígado e os rins e contribuir para uma vasta gama de problemas médicos. Verifique sempre os rótulos para se certificar de que a spirulina que compra foi testada quanto a metais pesados e contaminantes.

É importante mencionar que a espirulina faz um excelente trabalho de estimulação do sistema imunitário. Se tiver uma doença autoimune como lúpus, artrite reumatoide ou esclerose múltipla, deve provavelmente evitar a espirulina, uma vez que pode ativar a sua resposta imunitária.

Além disso, se tomar quaisquer medicamentos que suprimam o sistema imunitário, deve falar com um médico ou profissional de saúde antes de tomar spirulina.

A espirulina contém fenilalanina, pelo que quem sofre de fenilcetonúria deve evitar produtos à base de algas azuis-verdes.

A linha de fundo

A espirulina azul contém uma forma isolada de ficocianina que lhe confere uma cor azul brilhante e potentes propriedades antioxidantes.

Para usufruir de todos os benefícios, escolha a espirulina azul-verde tradicional.

A espirulina é extremamente fácil de adicionar à sua dieta através de deliciosos batidos e taças de batidos - por isso, comece a sua dose.

Jasmine Richardson é uma cozinheira caseira apaixonada e entusiasta da comida vinda de uma pequena cidade no coração do Centro-Oeste. Com formação em artes culinárias, ela tem um profundo conhecimento da arte e da ciência da culinária.O amor de Jasmine pela culinária começou desde muito jovem, vendo sua avó preparar refeições deliciosas do zero. Inspirada por essas memórias queridas, embarcou numa viagem culinária para explorar diferentes sabores e técnicas, aprimorando as suas habilidades através de vários cursos de culinária e experimentando na sua própria cozinha.Através de seu blog, Jasmine pretende compartilhar seu amor e conhecimento sobre comida caseira com outros amantes da comida. De receitas de dar água na boca a dicas e truques para dominar diferentes técnicas culinárias, seu blog oferece uma riqueza de informações para aspirantes a chefs caseiros.Com ênfase no uso de ingredientes frescos e sazonais e na criação de refeições simples, mas saborosas, o blog de Jasmine serve de inspiração para quem busca recriar pratos com qualidade de restaurante no conforto de suas casas.Quando ela não está preparando uma tempestade na cozinha ou escrevendo para seu blog, Jasmine pode ser encontrada explorando mercados de produtores, colecionando livros de receitas e buscando novas experiências culinárias. Sua paixão pela comida é contagiante e ela espera inspirar outras pessoas a abraçar as alegrias da comida caseira e os sabores incríveis que podem ser criados com alimentos frescos e saudáveis.ingredientes.